Change management: como aplicar mudanças na empresa?

Change management: como aplicar mudanças na empresa?

Change management: como aplicar mudanças na empresa?

Change management é um termo em inglês muito conhecido no ambiente organizacional. Esse termo, traduzido para o português, significa gestão de mudanças, e é justamente disso que se trata: gerir mudanças na empresa de forma organizada e efetiva.

O que é Change Management?

Até certo tempo atrás, as empresas não eram acostumadas com muitas mudanças. Afinal, a maioria dos processos no mundo corporativo sempre foram muito burocratizados e engessados. Porém, com o passar do tempo essa realidade foi mudando.

Já hoje em dia, as empresas mudam (e precisam mudar) com uma frequência muito grande para acompanhar a evolução do mercado que é tão competitivo. Por conta disso, surgiu a Gestão de mudanças ou, em inglês, Change management.

Como o próprio termo já diz, Change Management é a gestão de mudanças que ocorre quando a organização passa por determinadas alterações. Sejam essas mudanças referentes à estratégias da empresa, à gestão de determinada equipe, ou até mesmo relacionadas à implementação de um novo serviço ou uma nova solução.

Essa gestão, nada mais é do que um processo que tem como objetivo preparar e acompanhar a equipe ou os colaboradores que serão afetados pela mudança. Com essa preparação, eles passam pelo período de adaptação de uma forma em que tudo acontece de uma forma mais fluida e sem que gere um desequilíbrio muito grande para a organização, já que mudanças podem trazer muitas dúvidas e instabilidade.

A importância do Change Management

Como bem sabemos, qualquer modificação aplicada sem uma organização prévia pode gerar um pequeno caus na empresa. Consequentemente, haverá funcionários improdutivos, atrasos nas entregas, pessoas desmotivadas etc.

Pensando nisso, o Change management foi criado e, por isso, ele é tão importante. Veja a seguir em quais quesitos a gestão de mudanças pode auxiliar a empresa.

Gera mais eficiência

Como o Change management reduz os impactos negativos que certas mudanças trazem para as empresas, consequentemente ele gera mais eficiência. Tal eficiência é em relação à velocidade da adaptação da mudança e também, em relação ao trabalho dos colaboradores.

Reduz custos desnecessários

No geral, as mudanças que são feitas nas organizações visam reduzir custos e aumentar a produtividade. Por isso, adotar modificações na empresa elimina gastos desnecessários. E, se uma boa gestão de mudanças for utilizada, aí é que os gastos reduzem mesmo!

Mantém o clima organizacional adequado

Alterações muito grandes na empresa pode abalar a saúde mental e causar estresse nos funcionários por se sentirem perdidos e improdutivos. Por isso, aplicar mudanças na empresa usando o Change Management mantém o clima organizacional saudável: ele evita o estresse nos colaboradores.

Como aplicar na empresa?

Para aplicar o Change Management na organização basta seguir os seguintes passos:

 

  1. Defina quais são os objetivos da mudança

    Toda mudança precisa ter um objetivo claro, caso contrário, ela não é realmente necessária. Portanto, o primeiro passo do change management é definir quais são esses objetivos.

  2. Revise a necessidade de mudar

    Depois de definir os objetivos, reavalie a necessidade da mudança. Pode ser que o objetivo traçado não faça tanto sentido depois de analisar mais profundamente.

  3. Avalie quais serão os riscos que a mudança trará

    Em seguida, avalie quais são os riscos que tal mudança pode trazer. Esse passo é importante para que você consiga ponderar se vale a pena aplicar a mudança, ou não, de acordo com os riscos que a empresa correrá.

  4. Busque aprovação de terceiros

    Se você passou pelos 3 passos acima e, ainda assim, acredita que a mudança é necessária e precisa ser feita, busque opiniões relevantes de outras pessoas. Afinal, analisar outros pontos de vistas pode trazer novos insights.

  5. Crie um planejamento

    O próximo passo é criar um planejamento para que tudo ocorra de forma organizada. Afinal, um bom planejamento seguido a risca minimiza as chances de erro.

  6. Implemente as mudanças

    Com o planejamento em mãos, basta colocar as mudanças em prática. Como todo o processo foi baseado no Change management, aqui não será diferente. Então, siga da melhor forma possível tudo o que foi planejado até então.

  7. Acompanhe os resultados

    Depois de implementar as mudanças, acompanhe os resultados. Esse acompanhamento serve para analisar se os objetivos foram alcançados e, principalmente, para evitar qualquer crise que possa ocorrer. Sendo assim, se qualquer problema for observado, tente fixá-lo imediatamente.

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