Clima organizacional ruim: onde você está errando?

Clima organizacional ruim: onde você está errando?

Clima organizacional ruim: onde você está errando?

Um clima organizacional ruim diz muito sobre a cultura de uma empresa. Além de apontar erros ou acertos na cultura organizacional, o clima do ambiente de trabalho impacta diretamente na rotina de trabalho e na forma que os colaboradores agem no dia a dia.

Você já parou para se perguntar como está o clima organizacional da empresa e como ele está repercutindo no trabalho dos profissionais que trabalham nela? Se ainda não fez isso e não sabe como fazer, continue lendo esse post!

O que é clima organizacional?

O clima organizacional é a maneira que os colaboradores enxergam a empresa e como eles se sentem nela. Ele está diretamente ligado à cultura da organização e, é claro, à cultura das pessoas que fazem parte dela. Quando falamos de clima organizacional, é preciso pensar em diversos aspectos da organização. Isso porque ele envolve um sistema compartilhado de crenças e valores dentro de um ambiente de trabalho.

Sendo assim, podemos afirmar que a forma como acontece a gestão dos colaboradores, a transparência em relação às estratégias do negócio, a maneira a qual os conflitos são resolvidos, o sistema de hierarquias estabelecido, a comunicação interna e tudo mais que está ligado à percepção coletiva da empresa pode causar um clima organizacional ruim ou favorável para os colaboradores.

É importante frisar que manter o clima da organização agradável e saudável é responsabilidade da própria empresa. Para isso, os gestores e o setor de RH devem entender a cultura da empresa, manter os objetivos e expectativas com os colaboradores sempre alinhados e promover ações para que essas expectativas sejam alcançadas.

Como o clima organizacional impacta nos resultados?

O clima organizacional impacta diretamente nos resultados que a empresa obtém ao final do mês. Sendo que quando ele é favorável, os colaboradores se sentem muito mais satisfeitos e motivados a trabalhar na organização. Consequentemente há uma maior retenção de talentos e o trabalho se torna mais produtivo.

Por outro lado, o clima organizacional ruim pode acarretar em uma série de consequência negativas que, se não receberem a devida atenção, pode causar grandes prejuízos à empresa. Algumas dessas consequências são:

  • Altas taxas de Turnover e rotatividade;
  • colaboradores completamente insatisfeitos;
  • baixa retenção de talentos;
  • aumento dos gastos com contratações e treinamentos por conta da rotatividade;
  • funcionários desmotivados;
  • colaboradores sem engajamento com os projetos e objetivos da empresa;
  • alto nível de absenteísmo na organização;
  • diminuição na produtividade.

Enfim, só com essas consequências que listamo é possível entender a gravidade dos malefícios de um clima organizacional ruim.

Como identificar o clima organizacional ruim?

Para identificar um clima organizacional ruim é preciso seguir algumas dicas que separamos a seguir:

  • Faça uma pesquisa de clima organizacional;
  • mantenha uma comunicação transparente entre gestores e colaboradores;
  • adote uma política de feedbacks dos líderes para os liderados e vice-versa;
  • analise as métricas de produtividade e rotatividade constantemente;

Depois de identificar se existe um clima organizacional ruim na empresa, é preciso tomar todas as medidas para que isso melhore! Afinal, colaboradores satisfeitos com a empresa trabalham melhor e com mais motivação.

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: