Como fazer o processo de integração de novos colaboradores online?

Como fazer o processo de integração de novos colaboradores online?

Depois de fazer o processo de recrutamento, seleção e admissão de um novo colaborador, o trabalho do RH não pode parar por aí! É necessário que aconteça o processo de integração deste funcionário para que ele se sinta realmente inserido no ambiente e tenha uma motivação a mais para fazer seu trabalho.

Apesar de muitas empresas já adotarem essa prática no dia a dia, com nossa nova realidade devido à pandemia do coronavírus e, consequentemente, a adoção do trabalho remoto em muitos empreendimentos, esse processo de integrar o colaborador deve ser feito online.

Se você faz parte de um desses empreendimentos, mas ainda não sabe exatamente como fazer o processo de integração online, continue lendo esse artigo, vamos explicar!

O que é o processo de integração?

O primeiro dia ou até mesmo a primeira semana de trabalho pode ser um tanto quanto desafiadora para um profissional recém contratado. Isso porque ele provavelmente tem algumas inseguranças em relação ao novo emprego. Portanto, esse primeiro momento é decisivo em sua carreira dentro da organização em questão. Afinal, é o momento em que ele terá sua primeira impressão da empresa, assim como seus gestores também terão dele.

O processo de integração de um novo colaborador é o processo em que a empresa insere o contratado como parte do ambiente de trabalho. Para isso, lhe é apresentada a cultura da empresa, seus colegas de equipe, as regras e normas da empresa e o que mais for necessário para que ele se sinta à vontade e motivado.

O onboarding é extremamente fundamental para que o funcionário se sinta acolhido, tornando seu processo de adaptação ao novo trabalho muito mais fácil e natural. Além disso, o processo de integração fortalece o clima organizacional, melhora a comunicação interna, aumenta o engajamento dos colaboradores, reduz a taxa de turnover e mantém os profissionais mais motivados.

Como fazer de forma online?

Quando falamos de processo de integração online, podemos incluir as empresas que sempre foram adeptas ao trabalho remoto e também, as empresas que estão começando a aderir agora por conta da pandemia. Em ambos os casos é possível implementá-lo.

Para que isso aconteça é preciso adaptar também, o processo de recrutamento, seleção, admissão, gestão e tantos outros que existem na área de RH. Essa adaptação precisa acontecer para que todo o trabalho aconteça de forma harmônica.

Neste artigo vamos falar especificamente sobre como fazer o processo de integração online, para saber mais sobre o processo de recrutamento e seleção, clique no link a seguir antes de continuar a leitura:

https://blog.lugarh.com.br/aprenda-a-fazer-o-processo-de-recrutamento-e-selecao-online/

Seguindo com a integração de novos colaboradores, veja o passo a passo que preparamos para você:

 

  1. Crie um planejamento para o processo de integração online.

    O planejamento servirá para que exista um cronograma de todas as etapas do processo. Esse planejamento deve ser repassado para todos os envolvidos. Dessa forma, não acontecerá imprevistos durante a integração do novo colaborador.

  2. Planeje um material digital de apoio como um guia para os colaboradores acessarem sempre que necessário.

    Você pode criar um PDF ou até mesmo uma apresentação contendo todas as informações sobre cultura, missão, visão e valores, normas de conduta da empresa etc.

  3. Se certifique que os gestores e colegas de trabalho estejam preparados para a recepção do novo colaborador.

    Não basta avisar a todos que um novo colaborador foi contratado. Para ter sucesso no processo de integração é necessário que todos os envolvidos confirmem seus horários e presença de acordo com o cronograma preparado.

  4. Apresente-o às equipes e aos canais de comunicação online da empresa.

    Além de apresentar o novo colaborador às equipes e ao seu gestor, apresente-o também aos canais de comunicação que são utilizados na empresa. Caso ele não conheça os canais utilizados, será necessário fazer um treinamento com ele(a).

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: