Como manter a motivação no trabalho Home Office?

Como manter a motivação no trabalho Home Office?

Como manter a motivação no trabalho Home Office?

Seja durante a crise que se deu por conta do novo coronavírus, ou seja por qualquer outro motivo, o trabalho remoto é uma realidade presente em diversas empresas no Brasil. Apesar das inúmeras vantagens que esse regime de trabalho traz, a dificuldade em manter a motivação no trabalho home office também se faz presente.

Motivação no trabalho Home Office

Como bem sabemos, manter os colaboradores motivados é uma das funções mais importantes dos gestores e do RH. Portanto, se você não sabe como fazer isso no trabalho à distância, leia essas dicas e descubra!

1. Priorize bem os trabalhos

Quando se trabalha presencialmente, é muito mais fácil tratar uma grande quantidade de assuntos como urgentes, já que tudo se resolve de maneira muito mais rápida. Porém, quando se trata de trabalho à distância, esse comportamento pode se tornar algo muito prejudicial na motivação no trabalho home office.

Por isso é importantíssimo priorizar bem cada trabalho que deve ser feito. Ou seja, escolher quais são as atividades imprescindíveis para que todas sejam finalizadas. Dessa maneira, uma nova atividade só deve ser iniciada caso todas as prioridades estejam resolvidas ou caso seja algo ainda mais urgente.

Uma boa metodologia que auxilia nessa gestão de tarefas, é a metodologia Ágil Scrum. Nela, os projetos são separados em ciclos em que as tarefas são separadas e priorizadas diariamente. Assim, os profissionais não se sentem sobrecarregados e entendem com mais clareza qual caminho devem seguir.

2. Mantenha uma boa comunicação

Em qualquer situação quando se trata de trabalho, manter uma boa comunicação interna deve ser sempre prioridade prioridade. Apesar disso, quando pessoas estão trabalhando à distância, esse fator é mais fundamental ainda, afinal, esta é basicamente a única maneira possível de resolver pendências entre os colaboradores e também, de manter a motivação no trabalho home office.

Para que essa comunicação efetiva aconteça, algumas ferramentas online podem se utilizadas. Por exemplo, o Slack é muito utilizado para conversas rápidas e de fácil resolução. Nele, é possível separar grupos por equipes ou conversar individualmente com cada profissional.

Já para reuniões ou conversas mais complexas como feedback, por exemplo, uma videoconferência pode se fazer necessária. Nesses casos é possível usar ferramentas como Skype, Zoom ou Google Hangouts.

3. Escolha bem as ferramentas

Assim como para a comunicação efetiva são necessárias ferramentas específicas, para outras utilidades também. Existem diversas plataformas disponíveis no mercado para cada tipo de necessidade desde gestão de atividades e projetos até plataformas de admissão online de funcionários.

Para definir qual usar, é preciso pesquisar bem e escolher a mais intuitiva e fácil de usar. Pois se uma ferramenta com uma usabilidade ruim ou que não funcione direito for implementada, os colaboradores sentirão muita dificuldade e logo perderão a motivação no trabalho home office e ficarão improdutivos.

Escrevemos um artigo com dicas de ferramentas para utilizar no trabalho remoto, para ler é só clicar:

https://blog.lugarh.com.br/home-office-quais-sao-as-melhores-ferramentas-para-trabalhar-em-casa/

4. Procure focar no resultado final

Por fim, para manter a motivação no trabalho home office, em vez de focar em pequenas tarefas e acabar caindo na armadilha do microgerenciamento, busque estipular metas e objetivos com prazos a serem alcançados. Assim, fica mais fácil focar no resultado final e prezar pela qualidade do trabalho e não pela quantidade de horas que o profissional está trabalhando por dia.

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: