Como se organizar para trabalhar em casa?

Como se organizar para trabalhar em casa?

Como se organizar para trabalhar em casa?

Poder trabalhar em casa é o sonho de muitos profissionais. Os motivos são os mais variados possíveis e vão desde ter mais autonomia e liberdade até poder fazer seu próprio horário e passar mais tempo com a família. Porém, quem já passou pela transição de um trabalho presencial para um trabalho remoto sabe que grandes desafios podem surgir.

Existem diversos fatores que precisam ser levados em consideração na hora de adotar o Home Office como forma de trabalho. Quer saber quais são esses fatores e como fazer para se organizar trabalhando em casa? Então esse texto foi feito para você!

Veja a seguir, 4 dicas de como não transformar algo tão vantajoso como trabalhar em casa, em uma grande armadilha contra você mesmo.

1. Defina o espaço para trabalhar em casa

Um grande erro muito comum em pessoas que começam a trabalhar em casa é não separar o espaço de trabalho do espaço de lazer. Mesmo que você não tenha um cômodo exclusivo para fazer de escritório, crie um espaço para isso. Você pode separar um cantinho na sala ou em algum outro cômodo que caiba uma mesa e uma cadeira confortável.

Fazer isso, ajudará o seu subconsciente a distinguir o que é “estar no trabalho” do que é “estar em casa”. Caso contrário dois problemas podem vir à tona: ou você ficará improdutivo por estar sempre fazendo tarefas de casa ou descansando, ou você entrará no modo workaholic e estará sempre trabalhando.

2. Estabeleça uma rotina de trabalho

Por estar em casa, você pode ficar tentado(a) a fazer pausas de vez em quando durante a tarde para tirar um soneca, ou para assistir a um filme, mas tente resistir. Estabelecer uma rotina com horários fixos para trabalhar em casa é outra medida que ajuda seu cérebro a entender a dinâmica do trabalho. Isso se chama gestão de tempo.

Portanto, escolha o horário em que você é mais produtivo(a) e o mantenha como o horário oficial de trabalho. Use esse tempo exclusivamente para trabalhar e tente sempre manter a rotina para fugir das possíveis distrações que podem ter na sua casa.

3. Planeje suas tarefas para trabalhar em casa

Trabalhar em casa e trabalhar no escritório são diferentes por um grande motivo: o local de trabalho. Sendo assim, como em qualquer outro emprego, você precisa planejar as suas tarefas para ter uma boa autogestão. Para fazer isso conte com ferramentas de gestão como o Trello, por exemplo.

Caso suas tarefas dependam de outras pessoas, não se esqueça de alinhar com elas o que será feito e o qual é a importância delas no projeto em questão.

4. Peça a colaboração dos familiares

Para evitar conflitos com os familiares, deixe claro qual é seu horário de trabalho e peça para que eles respeitem isso. Ou seja, peça para que não seja interrompido(a) no momento em que estiver trabalhando. Assim, eles não irão te atrapalhar tirando sua concentração, e nem você precisará ignorá-los enquanto trabalha.

Enfim, explique de forma amigável a importância da concentração e da privacidade no seu horário de trabalho.

Quer saber ainda mais sobre como trabalhar em casa? Dá uma olhada no guia de estudos sobre o Trabalho Remoto que preparamos para você! Nele, elencamos artigos com diferentes temas relacionados ao assunto para você ficar por dentro de tudo:

https://blog.lugarh.com.br/guia-de-estudos-trabalho-remoto/

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: