Quais são as principais formas de contratação

Quais são as principais formas de contratação

Quais são as principais formas de contratação

Está pensando em adicionar mais profissionais na equipe, mas está confuso sobre as formas de contratação?

Confira agora as principais modalidades para fazer a admissão de novos colaboradores do jeito certo!

Carteira assinada

Entre as principais formas de contratação a mais conhecida é a carteira assinada. Esse regime segue todos os critérios estabelecido pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e, assim, garante aos funcionários:

  • 13º Salário
  • FGTS e INSS
  • Vale-transporte;
  • Férias acrescidas de ⅓; entre outros.

Em geral, o custo total de um colaborador celetista é de 65 a 70% sobre o valor do seu salário, quando somado os encargos trabalhistas.

Estágio

Essa modalidade consiste da contratação de alunos dos mais variados níveis de ensino. O estágio integra a grade curricular de cursos com intuito de uma imersão no ambiente de trabalho da profissão de forma supervisionada.

O estágio é uma forma de contratação que não gera vínculo empregatício, assim não segue todas as exigências da CLT. De fato, a empresa não arca com os encargos citados no tópico anterior.

De todo modo, o estágio é regido pela Lei nº 11.788/08, não pode ter mais de dois anos de duração e precisa ter a celebração do Termo de Compromisso entre empresa, instituição de ensino e o estudante.

Trabalho temporário

Bastante popular nas épocas sazonais com alta demandas, como períodos de páscoa e natal, o trabalho temporário é uma forma de contratação que tem papel estratégico para o RH.

Essa modalidade é regulamentada pela lei nº 6.019 de 1974. Aliás, o trabalho temporário é feito através de uma empresa especializada. Assim, seu negócio não precisa lidar com a gestão de pessoas — isso será de responsabilidade da empresa contratada.

Dessa forma, permite aumentar a força de trabalho nas épocas com pico de demanda com maior agilidade, redução de custos e simplicidade.

Home office

Ah! O home office… Amado por tantos e odiado por outros. De fato, essa é uma das formas de contratação que mais vem crescendo nos últimos anos, graças às novas ferramentas tecnológicas.

Mas, se foi oficializada em 2017 com a Reforma Trabalhista e a relação de trabalho são firmadas por acordos individuais. Assim, questões como equipamentos, reembolsos de gastos e o controle de jornada é acordado entre colaborador e empregador.

Freelance ou autônomo

A contratação de freelancers ou autônomos se refere a trabalhos eventuais e de curta duração. Por exemplo, um designer para criar as artes para sua rede social.

Nesse sentido, é uma das formas de contratação mais indicadas para trabalhos pontuais e que necessitem de um nível de especialização.

Não há vínculo empregatício e toda a relação comercial é regida por contrato firmado entre as partes. Contudo, é importante notar que não pode haver habitualidade, pessoalidade e subordinação. Esses três critérios, quando existem, fazem com que a contratação obrigatoriamente seja feita seguindo a CLT.

Por fim, em todas as formas de contratação é essencial que haja um processo de recrutamento e seleção bem formulado e executado. Quer conhecer todos os passos para criar um processo seletivo e contratar apenas os melhores profissionais? Então, baixe agora seu eBook gratuito clicando aqui.

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: