Por que o ativismo corporativo deve existir?

Por que o ativismo corporativo deve existir?

Por que o ativismo corporativo deve existir?

O ativismo é muito comum entre as pessoas pelos mais diversos motivos. Além de estar presente na vida pessoal, o ativismo corporativo vem se mostrando cada vez mais presente nas empresas. Se você não sabe o que isso significa, ou quer entender a importância do ativismo nas organizações, continue lendo esse artigo!

O que é ativismo corporativo?

Hoje em dia, a maioria das empresas se preocupam com a maneira como são vistas perante seus consumidores. Portanto, oferecer bons produtos já não é mais o suficiente para cativar clientes e é aí que entra o ativismo corporativo.

Esse é o termo para quando uma empresa ou marca se posiciona a respeito de temas de interesse público, podendo este tema, ser, ou não ser, relacionado com o nicho o qual a organização atua. Geralmente, o foco do posicionamento é em relação a algo que afeta a sociedade de alguma maneira.

Ao fazer isso, os consumidores se identificam com a marca e acabam se “aliando” a ela por defenderem os mesmos interesses. Exemplos disso são as empresas que defendem um consumo sustentável ou então, a participação cada vez mais ativa da mulher no mercado de trabalho e em cargos de liderança etc.

Ou seja, ativismo corporativo é quando uma empresa defende determinada causa de cunho social e se posiciona a respeito dela, se tornando mais humanizada e causando uma grande identificação com seu público-alvo.

Por que praticar o ativismo corporativo?

O Ativismo corporativo implica em diversas vantagens para as empresas que o colocam em prática, seja associando-se a campanhas ou movimentos ativistas, seja liderando-as.

Uma das vantagens é que o ativismo nas empresas promove maior interação entre o empreendimento e seu público-alvo, já que o público, geralmente, possui os mesmos interesses e defendem as mesmas causas que a marca que consome.

Além disso, ao demostrar que se interessa e defende determinadas causas, a empresa chama atenção dos clientes e consumidores, proporcionando uma experiência mais próxima e criando uma grande ligação emocional entre os dois lados.

Outra vantagem é que a organização mostra seriedade e também, se a causa do ativismo corporativo tiver relação direta com o setor em que atua, suas vantagens competitivas aumentam não só pela identificação dos consumidores com a marca, mas também pelo impacto em estar com o pensamento sempre um passo a frente dos concorrentes.

Como colocar em prática?

Para colocar o ativismo corporativo em prática, o primeiro passo é definir quais são os valores e a filosofia da empresa. Afinal, é de acordo com o que a empresa prega e faz dentro do ambiente corporativo, que suas opiniões a respeito dos movimentos sociais surgem.

Então, após identificar os valores da organização, é preciso entender como se posicionar a respeito das causas que fazem sentido para a empresa. É importante frisar que não é adequado que a organização defenda uma causa a qual não coloca em prática no dia a dia.

Depois de saber exatamente quais causas devem ser apoiadas de acordo com os valores e o dia a dia da empresa, o RH precisa disseminar essa cultura entre os colaboradores e o marketing, criar ações internas e externas para definir na prática, o posicionamento da organização.

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