Qual a importância da adaptabilidade organizacional?

Qual a importância da adaptabilidade organizacional?

Quando falamos de habilidades profissionais, existem duas vertentes: as soft skills e as hard skills. A adaptabilidade organizacional é considerada uma das soft skills e, por sinal, é uma habilidade muito importante de se ter para ser um bom profissional.

Você já ouviu falar nesse termo? E sabe o que é? Nesse post vamos explicar o que é e qual é a importância de conseguir se adaptar no ambiente organizacional. Continue lendo para entender!

O que é adaptabilidade organizacional?

Todos nós sabemos que ter um currículo preenchido de experiência e certificados é sim, muito importante. Porém, além dessas hard skills, hoje em dia, o mercado pede que os profissionais sejam dinâmicos, adaptáveis, resilientes e inovadores para que a empresa se mantenha altamente competitiva.

E o que tudo isso tem a ver com adaptabilidade organizacional? Bom, a habilidade de conseguir se adaptar no ambiente organizacional é uma dessas skills tão procuradas hoje em dia. Ela nada mais é do que o poder que o profissional tem de conseguir se dar bem e se desenvolver no ambiente em que é inserido.

Ou seja, a adaptabilidade organizacional tem a ver com conseguir lidar com os desafios propostos na empresa e resolvê-los da melhor forma possível. Por exemplo, quando um processo é modificado na organização, uma pessoa que tem facilidade em se adaptar não terá problemas em seguir o que está sendo proposto. Já quem não tem essa habilidade, pode sofrer um pouco mais.

Geralmente as pessoas que dominam essa habilidade têm completa noção de que o mundo está em constante mudança e claro, em constante evolução. Por isso, são pessoas de mente aberta e que estão prontas para encarar qualquer desafio.

Qual é a importância da adaptabilidade nas empresas?

Conforme mencionamos anteriormente, pessoas que tem a habilidade da adaptabilidade organizacional são mais propensas a manter a mente aberta e encarar novos desafios. Para as empresas, essa qualidade nos colaboradores é essencial. Afinal, além de não terem problemas com mudanças, esses profissionais tendem a se manter antenados nas tendências e trazer ideias inovadoras que podem ajudar a organização de alguma maneira.

Outro ponto importante quando falamos de adaptabilidade organizacional, é o poder de comunicação interpessoal. Isso porque as pessoas com essa skill, por serem mais flexíveis, provavelmente sempre estarão abertas para novas ideias e opiniões. Ou seja, elas sabem ouvir o outro e absorver novos conhecimentos que podem ser importantes para ela.

Além de contribuir para um ambiente e clima organizacional mais saudável, pessoas que têm facilidade em se adaptar nas empresas são profissionais com grande capacidade de evoluir e traçar estratégias que ajudam a empresa a evoluir também.

Em resumo, as principais características que uma pessoa com essa habilidade possui são:

  • Flexibilidade na hora de lidar com os mais variados tipos de situações;
  • Curiosidade em buscar novos aprendizados;
  • Coragem para conseguir enfrentar desafios e mudanças;
  • Facilidade em superar crises ou dificuldades e aprender com elas.

Sendo assim, se você está em busca de um profissional com alta capacidade de adaptabilidade organizacional, são essas as características que devem ser procuradas. E se você quer desenvolver essa skill, você já sabe em quais pontos deve melhorar!

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: