Saiba de uma vez por todas como reter talentos na empresa!

Saiba de uma vez por todas como reter talentos na empresa!

Saiba de uma vez por todas como reter talentos na empresa!

Com o mercado cada vez mais competitivo, é imprescindível que os gestores das empresas saibam exatamente como reter talentos na organização. Esta não é uma tarefa fácil e, por isso, diversos ajustes precisam acontecer na empresa e na forma como ela gerencia os profissionais.

Quer parar de perder os melhores talentos da organização? Então leia este post e veja como manter os melhores profissionais na empresa!

O que é retenção de talentos?

Toda empresa precisa gerenciar todas as áreas de forma eficaz para que consiga se manter sempre lucrando e melhorando os resultados. Essas áreas vão desde a parte financeira até a parte de gerenciamento de pessoas. Aliás, se engana quem pensa que o capital material ou financeiro é o único que importa, pois o principal capital de uma organização é o capital humano.

A retenção de talentos se encaixa na parte do gerenciamento de pessoas e, já que o capital humano é o principal em uma empresa, os gestores e o setor de RH precisam saber exatamente como reter talentos. Mas afinal, o que é Retenção de talentos?

Retenção de talentos é o ato de conseguir manter os melhores profissionais e mais talentosos, desenvolvendo seus trabalhos na organização.

Ou seja, reter talentos significa abaixar a taxa de Turnover, que é a taxa de colaboradores que são admitidos e desligados da empresa num determinado período de tempo. Por exemplo, se uma organização admite e desliga 10 funcionários num período de 3 meses, significa que ela tem uma baixa taxa retenção de talentos e uma alta taxa de Turnover.

Quando os gestores aprendem a como reter talentos, este cenário citado no exemplo se inverte e a retenção de talentos aumenta, enquanto a taxa de Turnover diminui.

Como reter talentos?

Reter talentos é um desafio para os gestores e para o setor de RH, afinal, toda empresa que queira se manter no mercado precisa ter diferenciais. Isso quer dizer que pagar um bom salário e dar benefícios básicos para o colaborador, já não é mais capaz de reter bons profissionais.

Sendo assim, saber reter talentos é fundamental. Por isso, trouxemos 3 dicas de como reter talentos na empresa. Confira!

1. Comece na hora de contratar

A retenção de talentos começa ainda na hora de selecionar os candidatos. Afinal, é preciso que a empresa contrate somente as pessoas certas para o trabalho e para a organização em si.

Então, a primeira dica de como reter talentos é procurar por profissionais que tenham fit cultural, que dividam os mesmos valores e que tenham metas e objetivos alinhados com os da empresa e com o que a organização tem a oferecer.

Portanto, na hora de selecionar e contratar os candidatos, certifique-se de garantir que as expectativas de ambos os lados estejam alinhados.

Para saber mais sobre como analisar o fit cultural, leita o post a seguir:

https://blog.lugarh.com.br/fit-cultural-como-analisar-na-hora-do-recrutamento-e-selecao/

2. Dê o devido valor para o colaborador

Todas as pessoas gostam de se sentir valorizadas por seus trabalhos e, por isso, os gestores precisam dar o devido valor aos colaboradores, caso contrário não há como reter talentos.

Para demonstrar o valor dos colaboradores existem diversas maneiras. Elas vão desde feedbacks positivos até bonificações ou premiações.

3. Trace um plano de carreira para o funcionário

Todo profissional quer crescer na carreira. Portanto, ao contratar alguém para trabalhar na organização é preciso traçar um plano de carreira para esta pessoa.

O plano de carreira servirá como uma “escada de metas” as quais serão atingidas conforme o progresso do colaborador em seu cargo. Além de traçar o plano de carreiras é importante também, auxiliar o profissional a alcanças as metas. Para isso, ofereça treinamentos, workshops e outras formas de desenvolver sua carreira.

Enfim, não existe como reter talentos se não, dando o devido valor ao colaborador e oferecendo diferenciais para que ele se sinta ainda mais parte da organização.

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: