Softwares de RH para usar no trabalho remoto

Com a popularização do trabalho remoto houve também, a popularização de softwares para videoconferências, para gestão de atividades ou até mesmo para comunicação interna. Apesar de todos esses sistemas serem importantes para que a empresa possa funcionar, também é preciso dar atenção aos softwares de RH.

O conceito de RH online já existe há algum tempo, mas quando falamos de home office e trabalho à distância, não tem como não falar sobre esse assunto. Por isso, neste artigo vamos explicar o RH online e apresentar os softwares de RH que todos os setores de Recursos Humanos deveriam ter.

O que é o RH online?

A mudança de hábitos nas empresas está cada vez mais evidente não só na forma de se posicionar, mas também nas tecnologias utilizadas em todos os campos e setores empresariais. Então, assim como todas as outras área de uma organização se tornaram digitais e aderiram ao uso de softwares, surgiu também, o RH online com seus softwares de RH.

Conhecido também como RH digital, o RH online é considerado uma revolução no departamento. Como sabemos, até pouco tempo atrás, todos os processos do RH eram extremamente manuais e operacionais. Por isso, o RH digital veio para tirar a complexidade dessas funções.

Ou seja, ele visa automatizar e modernizar os processos do setor de Recursos Humanos trazendo mais praticidade e autonomia. Dessa forma, é possível tirar um pouco o foco do trabalho operacional para que o RH consiga se dedicar à parte estratégica de seu trabalho.

Para que isso aconteça, o setor de Recursos Humanos online conta com softwares de RH que tornam o departamento mais automatizado e eficiente. Além disso, o RH online reduz custos, reduz o tempo gasto nas operações, elimina as chances de erros e torna o setor autônomo e estratégico.

Quais softwares de RH usar no trabalho remoto?

A parte estratégica do RH envolve cuidar do principal ativo das organizações: os colaboradores. Portanto, os softwares de RH englobam praticamente toda a parte operacional do trabalho, deixando esse caminho livre. Além de que, empresas que aderem ao trabalho remoto precisam modernizar suas formas de trabalho

Nós trouxemos neste post algumas sugestões de ferramentas que vão desde o processo de Recrutamento, seleção e admissão, passando pelo controle e gestão de jornadas, até os cálculos de Folha de pagamento, rescisão etc. Confira a seguir, os softwares de RH que vão ajudar a empresa no trabalho remoto.

Inteligência artificial

Antes de mais nada, é importante falar sobre a importância do uso da inteligência artificial nos softwares de RH. A inteligência artificial, ou AI (artificial intelligence) é uma programação utilizada em muitos softwares e aplicativos para que, conforme ela identifica o comportamento do usuário, sua experiência é melhorada.

Ao ser aplicada nos softwares de RH, ela auxilia na tomada de decisões evitando erros, além de manter uma constante melhoria no banco de dados. Sendo assim, o uso da inteligência artificial é indispensável para o departamento de Recursos Humanos.

People Analytics

O People Analytics te ajuda a usar dados para entender e gerir os colaboradores. Ao usá-lo em uma empresa, é possível tornar os profissionais muito mais eficientes, engajados, especialistas, criativos etc. Isso porque mensurar todos os KPI’s e cada informação possível sobre os colaboradores permite que tudo seja melhorado.

O People Analytics não é exatamente um dos softwares de RH, mas usar essa metodologia fica muito mais fácil com a ajuda de ferramentas digitais. A ajuda se dá porque os softwares entregam dados e informações corretamente e, muitas vezes, em tempo real.

Podemos dizer até que quando temos fácil acesso a dados, é instintivo que os analisemos e é por isso que não podíamos de deixar de citar o People Analytics aqui nesse post.

Controle de ponto e jornada

Um dos softwares de RH muito importante é o software de controle de ponto e de jornada. Isso porque, basicamente, o controle de ponto online permite que os colaboradores, por meio de seus próprios celulares, computador, ou tablet, dependendo do serviço contratado, batam ponto em questão de segundos. E então, o RH ou os gestores acompanham tudo em tempo real.

Existem ferramentas que, além de permitirem a visualização e gestão completa do controle de ponto e de jornada online e em tempo real, fazem os cálculos de horas extras ou banco de horas e o fechamento de ponto automaticamente. Já imaginou poupar todo esse tempo para investir na parte estratégica do RH?

Outra questão que não podemos deixar de lado é que o controle de ponto, quando feito por softwares de RH, se torna muito mais seguro e diminui as chances de fraude.

Admissão

Outro processo muito comum na rotina do setor de Recursos Humanos é o de admissão. Ele costuma envolver uma lista de documentações e etapas a serem cumpridas. Embora seja complicado fazer tudo isso manualmente e trabalhando à distância, os softwares de RH são capazes de tornar a admissão muito mais ágil.

Um exemplo disso é o Lugarh, que permite fazer o pedido das documentações de forma online para os candidatos, que também podem enviar todas as cópias digitalizadas diretamente pela plataforma. Depois disso, a empresa só precisa conferir tudo e pronto: a contratação está feita.

Além disso, tudo fica armazenado na nuvem, os dados são automaticamente enviados para o eSocial e o RH pode gerenciar tudo pelo aplicativo.

Folha de pagamento

A Folha de Pagamento é um dos processos mais burocráticos e minuciosos dos Recursos Humanos, já que envolve muitos cálculos que, se feitos de forma errada, podem causar grandes prejuízos. Para a felicidade do setor, alguns softwares de RH foram desenvolvidos para facilitar o processo.

A grande vantagem da folha de pagamento online é a agilidade e a precisão na hora de realizar os cálculos. Isso acontece por conta de a ferramenta fazer todo o processo automaticamente utilizando os dados que tem disponível nela.

Recrutamento e seleção

Existem algumas ferramentas especializadas em Recrutamento e Seleção. Nelas, as empresas podem divulgar vagas de emprego e receber candidaturas de forma digital. Geralmente, a comunicação com os candidatos é feita por meio da própria plataforma.

Além de facilitar todo o processo de divulgação e seleção dos candidatos, muitos dos softwares de RH contam com bancos de talentos próprios, o que facilita na hora de encontrar o profissional perfeito para cada cargo.

Enfim, com essas ferramentas é possível desburocratizar o RH, modernizar o setor e continuar fazendo o trabalho remoto da melhor maneira possível!

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: