5 vantagens da inteligência artificial no Recrutamento e Seleção

5 vantagens da inteligência artificial no Recrutamento e Seleção

Você se lembra de quando a tecnologia era uma tendência do futuro? Hoje ela faz parte da nossa realidade, principalmente para os profissionais de Recursos Humanos. Diante da necessidade de otimização de diversos processos, surge a IA. Saiba as vantagens da Inteligência Artificial no Recrutamento e Seleção no setor de RH.

Você sabe que o processo de Recrutamento e Seleção é todas as etapas de encontrar e selecionar profissionais adequados para preencher as vagas da empresa, e contar com a tecnologia é aumentar a qualidade da seleção e os resultados positivos da organização. Continue a leitura do artigo e entenda as vantagens de usar a IA nesse processo.

O que é inteligência artificial no RH?

Primeiramente você precisa entender que a Inteligência Artificial (IA) é responsável por armazenar dados, analisá-los e operar ações conforme os registros feitos no sistema de software. Ou seja, é uma tecnologia que nasceu para evitar falhas nos processos operacionais.

No caso do RH, os sistemas de gestão garantem a automação das informações dos funcionários e tarefas do setor, permitindo que seja feito avaliações precisas das competências dos colaboradores, como no caso do recrutamento.

Em outras palavras, a Inteligência Artificial pode ser uma ferramenta usada para facilitar a tomada de decisões por meio do uso de dados.

Como a inteligência artificial pode auxiliar no processo de recrutamento e seleção?

De forma estratégica! Você já notou que a IA pode ajudar o profissional de RH nas tomadas de decisões, por isso o uso da tecnologia no processo de Recrutamento e Seleção pode evoluir de forma significativa, diminuindo as etapas operacionais e dando mais tempo para se pensar na parte estratégica do processo.

Em resumo, as plataformas especializadas no processo seletivo foram criadas para trazer maior aproveitamento para esses procedimentos, tornando os RHs mais ágeis. Como citado acima, os processos operacionais são diminuídos, e consequentemente os erros na triagem dos candidatos também.

Uma das vantagens de se usar a Inteligência Artificial no processo é que o RH consegue focar nos currículos que fazem realmente sentido como os de profissionais de maior potencial e afinidade com a vaga.

Quais as vantagens de se usar a IA no processo de Recrutamento e Seleção?

Já citamos uma das vantagens logo acima, mas além de tornar o RH mais estratégico há outros benefícios e você irá conhecê-los agora.

1. Seleção mais eficaz e diminuição do tempo de contratação

Com a IA o processo de seleção fica mais democrático, ou seja, a escolha não é feita pela intuição do recrutador e sim baseada em dados, probabilidades, habilidades e competências. As características pessoais são postas de lado, o que dá maior alcance e inclui as minorias no mercado de trabalho.

Além disso, o tempo de contratação é diminuído. Se antigamente esse processo demorava semanas ou meses, hoje o recrutador consegue diminuir esse tempo consideravelmente, pois a tecnologia permite um olhar mais estratégico e assertivo.

2. Redução de custos

A tecnologia permite que você divulgue as vagas de emprego em redes sociais ou sites de recrutamento parceiros, e gera uma comunicação mais direta com o candidato por e-mail ou Skype.

3. Diminuição da taxa de Turnover

Já quando o assunto é turnover, sabemos que os gastos são enormes, pois se investe tempo e dinheiro na seleção, nos treinamentos, nas demissões  nas novas contratações a serem feitas. E a Inteligência Artificial surge como uma solução ao selecionar os profissionais com o perfil desejado e que se assemelham com a cultura organizacional da empresa.

4. Aumento do engajamento com a vaga

Mais uma vez podemos citar a questão do tempo gasto com essas demandas. Processos seletivos longos e falta de retorno deixam os candidatos desmotivados com a vaga e a empresa. E muitas vezes isso acontece pela alta demanda e pouco tempo que o recrutador tem de analisar todos os currículos e dar o retorno para os profissionais.

Ao usar um software de Recrutamento e Seleção a visão fica mais ampla, sendo possível identificar os candidatos que não possuem o perfil da vaga e da empresa. Sendo assim, é possível programar e-mails com feedbacks do processo, por exemplo.

5. Mais tempo para focar nas entrevistas

Com a IA otimizando os processos, o recrutador pode estruturar uma entrevista mais estratégica, focada em analisar as skills dos candidatos. Ou seja, a tecnologia faz o trabalho todo operacional, enquanto o RH e até o gestor da área se ocupam em conhecer mais o profissional escolhido.

Que a tecnologia tem avançado e facilitado nossas vidas todo mundo já sabe, mas as vantagens da inteligência artificial podem ser sentidas logo ao ser aplicada nos processos. E aí, você já faz o uso dessa inovação no seu setor?

Por hoje é só, mas se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre admissão digital e tendências de RH,  assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!

Até o próximo artigo! 💙

 

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: