Aprenda a fazer o processo de Recrutamento e Seleção Online!

Aprenda a fazer o processo de Recrutamento e Seleção Online!

Aprenda a fazer o processo de Recrutamento e Seleção Online!

O processo de Recrutamento e Seleção está completamente presente no dia a dia do setor de Recursos Humanos. Existem diversas formas de percorrer esse processo, mas hoje vamos explicar como fazer o processo de Recrutamento e Seleção online.

Na forma mais tradicional, a tecnologia não é utilizada para recrutar e selecionar candidatos. Porém, como a realidade do trabalho remoto está cada vez mais presente nas organizações, ainda mais com a pandemia do novo coronavírus, é necessário se adaptar e aprender a usar a tecnologia a favor da empresa. Continue lendo para entender melhor!

O que é Recrutamento e Seleção?

O processo de recrutamento e seleção sempre existiu nas empresas, mas, com a alta competitividade do mercado, foi se fazendo necessário que ele se tornasse cada vez mais estratégico para encontrar os melhores talentos para a empresa.

Ou seja, as empresas estão a cada dia, buscando entregar maior qualidade para os clientes e, por isso, buscam os melhores profissionais. E, consequentemente, os profissionais estão se especializando e aprimorando diariamente para conseguirem ficar a frente e serem selecionados para as melhores vagas.

Mas afinal, o que é Recrutamento e Seleção? Bom, como o próprio nome já diz, é o processo de Recrutar e Selecionar talentos profissionais. Sendo assim, o Recrutamento é a fase em que a empresa está buscando um grande números de colaboradores que podem atender ao perfil da vaga. Já a fase da seleção, é a fase em que o candidato perfeito é selecionado para o cargo.

Para recrutar, a empresa pode buscar características gerais, como por exemplo, uma formação em determinado curso superior ou até mesmo a fluência em alguma língua específica. E para selecionar, pontos mais precisos são analisados, como o perfil do candidato, a forma a qual ele se porta em equipe, a habilidade de fala etc.

Quais são as etapas do Recrutamento e Seleção online?

O processo é considerado online quando todas as etapas que envolvem o candidato e a empresa acontecem por meio da internet. Então, agora que você já entendeu o que é o Recrutamento e Seleção, está na hora de saber quais são todas as etapas de um recrutamento e seleção online. Vamos lá?

 

  1. Desenhar um fluxo do processo

    Desenhar o fluxograma do processo de admissão ou do processo de recrutamento e seleção online é um dos passos mais importantes. Pois é por meio de dlea que será possível eliminar as chances de erros durante cada uma das etapas. Use ferramentas como Lucid ChartDraw.ioGliffyCawemo ou até mesmo o Excel.

  2. Criar descrição e divulgar a vaga em sites e portais

    Elabore uma boa descrição de cargo para atrair os melhores talentos. Depois disso, divulgue em redes sociais como o Linkedin ou em portais de emprego e banco de talentos, como o BNE.

  3. Realizar a primeira triagem

    Uma vantagem do processo de recrutamento e seleção online, é que as plataformas estão aptas para fazer uma primeira triagem quase que automaticamente. O BNE, por exemplo, possui uma página onde você completa vários pré-requisitos para a pesquisa de currículo e então, ele te entrega os melhores currículos personalizados de acordo com o que foi buscado.

  4. Agendar e fazer a entrevista

    Depois de separar os currículos profissionais que mais te chamaram atenção, basta agendar as entrevistas online. Para isso, utilize ferramentas como WhatsApp, Microsoft Teams, Telegram, Skype e Zoom. Elas permitem fazer videoconferências para que o entrevistador e o entrevistado possam se ver e conversar à distância.

  5. Finalizar a contratação com a admissão online

    Em seguida, após recrutar e selecionar o candidato perfeito para o cargo, faça todo o processo de admissão online com ferramentas como o Lugarh!

Quer saber mais sobre como fazer a admissão digital? Veja o artigo que preparamos:

https://blog.lugarh.com.br/admissao-digital-e-a-desburocratizacao-do-rh/

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: