Estamos na Era Digital e, na maioria das empresas, sistemas de gestão são contratados para diversas áreas, inclusive para o RH. No entanto, com o surgimento da LGPD é preciso tomar cuidado redobrado para saber quais sistemas de RH estão de acordo com a Lei, para que os dados pessoais dos colaboradores se mantenham intactos e invioláveis.
E como identificar se eles estão de acordo ou não? É exatamente isso que vamos falar aqui nesse post!
O que é a LGPD?
A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados pessoais), é a Lei que dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.
A lei de agosto de 2018 estabeleceu uma série de medidas para que a liberdade e a privacidade das pessoas pudessem ser preservadas no que diz respeito a seus dados pessoais dos brasileiros. Para que isso fosse possível, foram tratados na lei, pontos como o que é considerado dado pessoal, como eles devem ser coletados, como devem ser armazenados, se podem ou não, ser compartilhados etc.
De modo geral, a LGPD diz que o titular dos dados precisa ter total clareza e transparência quando precisar compartilhar dados com organizações ou até mesmo com pessoas físicas. O impacto disso nos sistemas de RH é gigantesco, já que eles coletam uma grande quantidade de dados pessoais de funcionários.
Portanto, antes de contratar qualquer sistema ou software, o RH deve se atentar ao cumprimento das normas estabelecidas na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais por parte da empresa contratada. Afinal, somente assim será possível manter total segurança de dados.
Como saber se os sistemas de RH seguem a legislação de proteção de dados?
Você já sabe que contratar sistemas de RH que não seguem a lei de proteção de dados não é uma boa ideia, mas como saber se eles seguem ou não a LGPD?
Bom, o ideal é verificar ponto por ponto com a empresa contratada em relação à lei. Para te ajudar, preparamos uma série de dicas para que você consiga verificar a segurança na proteção de dados do sistema antes de fechar o contrato:
- Saiba exatamente quais dados os sistemas de RH precisam coletar;
- Entenda a finalidade da coleta de cada um dos dados;
- Tenha certeza de que os dados não serão usados para outra finalidade;
- Procure saber como os dados pessoais são armazenados pelo sistema a ser contratado;
- Sempre verifique a política de privacidade de dados da empresa antes de fechar contrato;
- Verifique como acontece o controle de fraudes pelos sistemas de RH;
- Pesquise se na empresa há históricos de fraudes, violação de dados ou algum outro problema relacionado a dados pessoais;
- Estude e conheça bem a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.
Depois de avaliar bem os sistemas de RH e verificar que estão em conformidade com a lei, você pode contratá-los com total segurança!