O que é Talent Advisor e para que ele serve?

O que é Talent Advisor e para que ele serve?

O que é Talent Advisor e para que ele serve?

As necessidades do mercado vem mudando rapidamente e só um Talent Advisor para garantir que a empresa consiga manter uma equipe de alto calibre.

Não sabe o que é um Talent Advisor?

Pois, nesse artigo você irá conhecer e entender como essa profissão vem se tornando cada vez mais importante nas empresas!

O que é o Talent Advisor?

O Talent Advisor, ou consultor de talentos, é um profissional diferenciado e estratégico para o processo de recrutamento dos melhores talentos.

Desse modo, o consultor de talentos vai além de um simples recrutador, pensando de modo estratégico na obtenção e retenção de profissionais que são estratégicos para o negócio.

Assim, o Talent Advisor buscará manter os fatores de atração de talentos e a reputação de empregador constantemente superiores aos concorrentes.

Portanto, os consultores de talentos além de atuar na obtenção, também auxiliam na movimentação de talentos internamente, de modo a sempre ter o melhor profissional na função correta.

Enfim, os gestores se beneficiam do auxílio de um consultor de talentos por ele orientá-los de modo estratégico. Assim, não é mais um profissional buscando apenas preencher uma vaga que foi aberta, mas encontrar a melhor solução (candidato ideal) para o problema que é a vaga aberta.

Ademais, por sua visão estratégica, o Talent Advisor irá preparar os gestores e buscar eliminar os problemas futuros e formas de responder às ações dos concorrentes.

4 diferenciais de um Talent Advisor

Foco em resultado e visão de longo prazo

O Talent Advisor irá focar nos resultados estratégicos de longo prazo da companhia. Aqui é onde emerge a grande diferença para o recrutador tradicional, que tem o foco em preencher uma vaga o quanto antes seguindo as instruções passadas.

Aliás, o consultor de talentos busca “educar” o gestor, caso haja algum problema com a descrição da posição ou outra coisa. Podendo até mesmo aconselhar não fazer uma contratação se houver outra solução ou não fizer sentido financeiro.

Manutenção da reputação de empregador

De tal modo, a manutenção da reputação de empregador do negócio é essencial para conseguir atrair os melhores talentos. Afinal, se a empresa possui uma péssima imagem como empregadora, os profissionais competentes irão querer distância.

Então, o Talent Advisor terá a missão de monitorar e intervir nessa reputação.

Abordagem com base em dados

A tecnologia vem permeando todas as funções cada vez com mais frequência e os Recursos Humanos não fica de fora. Assim, os Talent Advisors utiliza-se de dados de mercado e sobre os profissionais.

Uso do Marketing para construir a marca do empregador

Com a tecnologia tomando conta de buscar e recrutar candidatos, o Talent Advisor cuida mais do Marketing da empresa, para “vendê-la” aos candidatos ideais.

Talent Advisors são mais seletivos nos candidatos que indicam

Isto é, para um recrutador o candidato é apenas uma possível solução para preencher a vaga.

Entretanto, para o consultor de talentos o candidato é o reflexo de seu valor como profissional. Ou seja, um Talent Advisor irá ser ultra-seletivo em quem ele indica para preencher uma posição, pois se o candidato for totalmente o oposto do que era procurado, sua imagem será manchada.

Desse modo, esse profissional irá exaurir todas as opções para garantir que o candidato que ele apresentar para os gestores é a melhor opção disponível.

Na sua empresa, vocês contam com um Talent Advisor?

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: