Nos últimos tempos, estamos presenciando a digitalização de vários processos. Desta forma, é natural que a contratação online deixe de ser uma tendência e se torne uma norma daqui para frente.
Com a pandemia do COVID-19, esse formato de contratação ganhou força, pois possibilitou a admissão de colaboradores com o mínimo de contato físico possível, além do trabalhador e do RH conseguirem resolver todas as questões burocráticas de suas casas, sem precisar se deslocar.
Mais segurança, agilidade e praticidade para o trabalhador e para o RH. Vamos conhecer um pouco mais sobre a contração online?
Contratação online: o que é?
Podemos entender o conceito de contratação online como um conjunto de tarefas que são realizadas, por meio da internet, para admitir o colaborador em sua empresa.
Se considerarmos desde a divulgação das vagas pelos meios digitais, passando pelas entrevistas e testes online, até a assinatura do contrato, todos esses processos podem ser realizados sem a necessidade de momentos presenciais ou documentos físicos.
A admissão online, por exemplo, é um dos processos que transformou a contratação online. Através de softwares, como o Lugarh, o RH pode receber documentos dos colaboradores através da internet e dentro da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Importante reforçar que este processo tem por objetivo facilitar a contratação, e não desumaniza-la! Por isso, é importante que o RH olhe para cada uma das etapas do processo buscando estabelecer uma proximidade com o candidato.
Quais as vantagens deste tipo de contratação?
Como já falamos, durante a pandemia causada pelo COVID-19, a contratação online teve fundamental importância, pois possibilitou a contratação de pessoas sem a necessidade de um encontro físico, proporcionando muito mais segurança aos envolvidos.
Mas, além desta, temos outras vantagens da contratação online, como veremos a seguir:
Possibilidade de contratar pessoas de diferentes localidades
Por ser um processo totalmente online, agora o RH tem mais facilidade para contratar pessoas que moram longe da empresa física. Aliás, as empresas estão adotando cada vez mais o modelo home office, tirando a sede de um espaço físico.
Assim, recrutadores não ficam presos aos seus talentos regionais, mas podem se abrir para o mundo! O mesmo também é uma vantagem para o colaborador, que pode conseguir um trabalho fora de sua cidade, sem precisar se mudar.
Armazenamento de informações em nuvem
Como o próprio nome já diz, a admissão online é feita através da internet. Ou seja, todas as informações coletadas nesse processo podem ser armazenadas em nuvem.
Além de uma maior segurança pela criptografia dos dados, os documentos ficam de fácil para o RH em qualquer lugar. Esqueça as idas à empresa para checar o arquivo morto!
Recolhimento de documentos dentro da LGPD
Todo o envio de documentos pelo colaborador é feito através de um software de admissão digital, como o Lugarh!
Ao fazer o envio, o colaborador assina o termo de uso de seus documentos. Desta forma, o RH possui o respaldo legal necessário para fazer a movimentação dos seus dados.
Além disso, é possível acompanhar as movimentações realizadas em cada documento armazenado. No Lugarh, por exemplo, temos um espaço que registra quem modificou cada documento, o que fez e até o IP da máquina utilizada.
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Até o próximo artigo! 💙