O processo de admissão de novos funcionários demanda tempo e atenção, pois a empresa gera muitas expectativas para que os candidatos cumpram com os requisitos para a contratação. Pois, o mais importante nesses casos é encontrar o funcionário ideal para preencher a vaga.
Claro que não é apenas a empresa que espera um processo positivo, os possíveis colaboradores também se empenham e criam esperanças com a nova possibilidade. Se você quer fazer uma contratação eficiente e satisfatória, continue a leitura deste artigo.
Requisitos para a contratação
Primeiramente, deve-se entender que um processo de admissão e contratação precisa ser o mais transparente possível. Em primeiro lugar, é essencial que haja uma pré-seleção dos candidatos, um plano de cargos e salários, uma página online com a aba do trabalhe conosco e claro, seguir as seguintes dicas:
1- Deixe claro todas as informações sobre a vaga e o perfil desejado
O cargo deve estar claramente explicado aos candidatos, por exemplo: funções, conhecimentos e habilidades desejáveis. Certamente com esses requisitos, fica mais fácil de filtrar os currículos recebidos.
2- Divulgue a vaga em aberto
Divulgue a vaga nos canais online e offline e dê início ao processo de recrutamento. Por exemplo: redes sociais, agências de emprego, site da empresa, etc.
3-Faça uma seleção dos candidatos inscritos.
É hora da triagem. Analise o currículo e as habilidades dos candidatos inscritos e selecione os que se encaixam com a vaga proposta. Alguns requisitos importantes para você considerar na hora da contratação são:
- Certificações, cursos e experiência
- Referências dos ex-empregadores
- Recontratação
- Aposte em jovens profissionais (normalmente estão cheios de energia, mesmo com pouca vivência empresarial)
- Use o LinkedIn como busca e avalie o perfil profissional
4- Faça as entrevistas
Analisado os currículos, chegou a hora da fase das entrevistas. Ou seja, você pode optar por uma entrevista semi estruturada, estruturada e não estruturada. Para esclarecer, a entrevista semi estruturada é a que o entrevistador faz algumas perguntas, mas a conversa flui livremente. A entrevista estruturada é a que o recrutador já possui perguntas fixas. E a não estruturada é a que não há roteiros a serem seguidos.
Na mesma linha, você pode optar por:
- Fazer a entrevista em grupo ou individualmente.
- Testes escritos.
- Vídeos.
- Dinâmica em grupo (já é possível fazer a prática a distância)
5- Escolha o candidato e faça a contratação
Chegamos na fase final da contratação, e dessa forma, tendo escolhido o candidato que atendeu os requisitos da vaga e o responsável pelo departamento da empresa aprovou a escolha, é hora do Rh cuidar das questões burocráticas. Além disso, você sabia que é a partir a agora que começa o Onboarding do novo funcionário com a empresa? Aproveite para entender sobre o assunto.
Evite erros por falta de atenção
Nós entendemos que esse processo é burocrático e detalhista, mas a atenção é primordial para que não haja dores de cabeça. O Rh deve estar bem-planejado para o momento e não demorar a dar o retorno aos selecionados. Isso, além de evidenciar a responsabilidade da empresa com os candidatos é sinal de respeito pelo trabalhador que se interessou e se dispôs a doar o seu tempo à empresa.
Principais formas de contratação
Já explicamos os requisitos para contratação e seu passo a passo, agora é hora de saber as principais formas de contratação. Vamos lá?
- Carteira assinada é umas das contratações mais conhecidas. O regime segue todos os critérios pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e garante aos funcionários:
- 13º salário;
- FGTS e INSS;
- Vale-transporte
- Férias acrescidas de ⅓ e outros.
- Estágio é uma forma de ingressar os estudantes no mercado de trabalho com supervisão. Porém, é um regime que não gera vínculo empregatício, ou seja, não segue todas as normas da CLT.
- Trabalho temporário é comum nas datas sazonais do ano, quando gera bastante movimento às empresas. Essa modalidade é regulamentada pela lei nº 6.019 de 1974.
- Home office ganhou força no período de pandemia e muitas empresas viram vantagens na forma de trabalho. Apesar de ser um regime regulamentado em 2017 com a Reforma Trabalhista, a opção de se trabalhar de casa é sempre acordada com empresa e funcionário.
- E por fim, o freelancer ou autônomo são aqueles funcionários acordados para fazer trabalhos de curta duração. É feito um contrato com empresa e trabalhador e não há vínculo empregatício.
Documentos exigidos para a contratação
Agora que você já sabe de forma resumida os regimes de contratação, saiba os documentos exigidos para o momento da admissão.
- Carteira de Trabalho – CTPS;
- Certificado de alistamento militar (no caso de homens maiores de 18 anos);
- Certidão de casamento/nascimento e declaração de dependentes;
- Requisição de vale-transporte;
- Cópia do RG e CPF;
- Número do PIS/PASEP
- Comprovante de residência;
- Foto 3×4.
Para concluir, sabemos que esse processo é complexo, e envolve ambas as partes, tanto Rh quanto colaborador. Mas, sabemos que você ficar de olho nos nossos conteúdos, temos certeza que vai fazer um processo de contratação muito mais eficiente.
Por hoje é só, mas se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre admissão digital e tendências de RH, assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!
Até o próximo artigo! 💙