Você sabe o que é comunicação interna? Ou melhor, sabe qual é a importância que ela tem para as empresas? Uma comunicação interna eficiente pode trazer resultados na produtividade, no engajamento, no relacionamento dos colaboradores e até mesmo nas finanças da empresa!
Entenda como ela é capaz de alavancar os resultados da organização e melhorar todos os indicadores simplesmente por focar nos colaboradores de forma humana.
O que é comunicação interna?
A comunicação interna funciona como uma troca de informações entre os colaboradores. Seja essa troca feita de forma horizontal, em que a comunicação acontece entre colaboradores de mesmo nível hierárquico, seja feita de forma vertical, em que a comunicação é entre os líderes e os liderados.
Essas informações se tratam de tudo o que é importante para que a convivência dos funcionários aconteça de forma harmônica. Ou seja, tudo o que importa tanto nas relações profissionais quanto na relações pessoais das pessoas que trabalham na empresa.
Podemos citar como exemplo os feedbacks, a transmissão da visão, missão e valores da empresa, as metas, estratégias que são ou que serão utilizadas para cada objetivo, novidades no produto ou serviço que é vendido, objetivos de cada ação realizada e assim por diante.
Por que investir na comunicação interna?
Investir numa boa comunicação interna pode e vai trazer diversos benefícios para a empresa. Para deixar claro o quão importante é, vamos citar alguns desses benefícios:
O primeiro de todos e que não poderíamos deixar de mencionar, é o da melhora no clima organizacional da empresa. Isso acontece porque as pessoas passam a interagir e desenvolver o relacionamento entre si. Como consequência a ideia de time e de trabalho em equipe fica muito mais fortalecida.
Com um clima organizacional mais saudável as pessoas se sentem mais motivadas a trabalhar e por isso, a produtividade aumenta junto com os resultados.
Além disso, a taxa de turnover diminui, já que os colaboradores se tornam engajados e satisfeitos com o ambiente de trabalho. Por fim, quem trabalha no setor de RH sabe como pode ser difícil o Onboarding e integração dos novos colaboradores, portanto essa é outra vantagem que a comunicação interna traz: ela facilita esse processo.
Como colocar em prática?
O primeiro passo para colocar a comunicação interna em prática, assim como para qualquer outra coisa é c criar um planejamento. Nesse planejamento devem ser definidos os objetivos que você pretende atingir ao colocar a comunicação interna em prática e os caminhos que serão trilhados para isso.
Depois, para facilitar todo o processo, você vai precisar passar para os colaboradores o que será feito, sempre com muita transparência e sinceridade (aí já começa um bom exemplo de comunicação dentro da empresa). Além disso também é importante incentivar que todos estejam sempre acessíveis para diálogos e que busquem facilitar a comunicação entre si.
Para que fique ainda mais fácil expandir a comunicação, ofereça mais opções de meios de comunicação e troca de informações entre os colaboradores. Dessa forma a burocratização de comunicação interna desnecessária será “abolida” da empresa.