Você entende como funciona a contabilidade de uma PME?
No artigo de hoje falaremos um pouco mais sobre como a contabilidade de uma pequena empresa funciona e como está pode inovar nos processos. Acompanhe.
O que é uma PME?
PME é a sigla que utilizamos para nos referir a Pequenas e Médias empresas. Entretanto, apesar do termo ser comum no meio corporativo, não existe dentro do conjunto de leis que rege as mesmas.
Sendo assim, a constituição abrange apenas micro e pequenas empresas, classificadas com base na receita bruta anual:
- Microempreendedor Individual: receita bruta anual até R$ 81.000,00
- Microempresa: receita bruta anual igual ou inferior a R$ 360.000,00
- Empresa de Pequeno Porte: receita bruta anual superior a R$ 360.000,00 e igual ou inferior a R$ 4.800.000,00
E assim, uma média empresa estaria acima destes valores, mas não seria tão grande e complexa para categorizar como grande empresa.
Dessa forma, para que todos estes valores sejam corretamente calculados a contabilidade em uma PME é essencial!
E como funciona o setor de contabilidade em uma PME?
A alguns anos atrás, principalmente em empresas de cunho familiar, a contabilidade era exercida por algum gestor, pelo dono do negócio ou um colega.
Entretanto essa prática é muito perigosa, pois não ter alguém especializado no assunto pode acarretar em erros.
Ou até então em processos demorados, muitos documentos arquivados de forma errada, funcionários com registro equivocado e afins.
E ainda, se a contabilidade de uma PME não for tecnológica e moderna, pode ficar gerando custos desnecessários que influenciam na receita da mesma.
De tal maneira, existem três passos a se tomar que podem melhorar o setor de contabilidade de uma PME:
- Investir em um software de apoio financeiro, onde você possa arquivar documentos e gerenciar dados;
- Contar um profissional especializado ou então terceirizar o setor;
- Abrir mão dos processos arcaicos e demorados para os modernos e mais tecnológicos que podem te ajudar a levar a empresa além.
Pronto! Agora você já entende melhor como a contabilidade pode funcionar em uma PME! Para saber mais dicas incríveis do mercado de trabalho, fique atento aos nossos canais: assine nossa newsletter e entre em nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!
Até o próximo artigo! <3