Estamos vivendo em um mundo cada vez mais digital e automatizado em todas as áreas. Inclusive, nas empresas, os setores também têm se modernizado, como é o caso do RH digital. Para que toda essa automação aconteça, o uso de API tem sido um grande aliado.
Afinal, o que são APIs? Para que eles servem? Por que elas são tão importantes no RH e nas empresas? Se você não sabe a resposta para alguma dessas perguntas, você vai descobrir lendo este artigo!
O que é API?
API é uma sigla para “Application Programming Interface“ que, em português, significa “Interface de Programação de Aplicações”.
Essa interface de programação de aplicações é criada quando um software é capaz de ser integrado com outros produtos. Ou seja, quando é possível associar dois softwares diferentes fazendo com que eles conversem entre si.
Por exemplo, quando o Google Maps disponibiliza um código para que ele possa ser inserido na página de um site, isso é uma API. Outro bom exemplo é quando conseguimos abrir o Spotfy diretamente do Waze com apenas um clique.
Essa comunicação entre os softwares é feita por meio de códigos que definem comportamentos específicos de determinado objeto em uma interface. Sendo assim, é preciso que o sistema que será integrado forneça o código de integração para que o desenvolvedor do outro sistema consiga implementá-lo.
Além de facilitar a vida de quem usa os programas e aplicações que permitem essa comunicação ao fornecer uma experiência de conectividade, as APIs também facilitam a vida das empresas e dos desenvolvedores que podem pular as partes mais burocráticas e exageradamente complexas do processo.
Qual a importância da Interface de Programação de Aplicações nas empresas?
A API é uma grande aliada das empresas, não só no setor de RH, mas também, todos os outros. Ainda mais quando o objetivo é inovar e otimizar os processos. As vantagens de contar com as APIs são inúmeras:
- Elas possibilitam uma integração e interação de aplicativos e softwares de uma forma simples;
- Automatiza e personaliza processos e relatórios permitindo uma gestão eficiente e estratégica;
- Possibilita a entrega de serviços e produtos completamente personalizada para o consumidor;
- Ajuda a melhorar o alcance em redes sociais e anúncios;
- Permite mais acesso ao produto ou serviço vendido pela empresa.
E como usar a API no RH digital?
Como já esclarecemos, o uso de API é muito bem vindo nas empresas por benefícios como maior integração e interação, automações, mais eficiência etc.
No RH não é diferente! As APIs são capazes de automatizar quase que completamente o setor de RH, permitindo que os profissionais da área se mantenham cada vez mais focados no trabalho estratégico em vez do trabalho operacional.
Por exemplo, o Lugarh é uma plataforma de RH voltada para o processo de admissão. No entanto, apesar de ele ser específico para desburocratizar a admissão de colaboradores, ele possui APIs capazes de integrar com outros sistemas.
Sendo assim, quem usa o Lugarh, consegue ter no sistema, as informações das plataformas de folha de pagamento e de controle de horas por conta do uso de API!