E aí, tudo bem? Certamente você não está acostumado com um postblog começando dessa maneira, não é? Mas é que esse texto é diferente mesmo.
Meu nome é Jesse e sou responsável pelo setor de Pessoas & Cultura aqui do Vale do Caqui, onde o Lugarh se encontra. Dentro desse setor realizo várias atividades que são focadas no bem-estar dos colaboradores e, claro, sua produtividade dentro da empresa.
E nesse texto quero falar justamente sobre isso com você: as ações internas.
Vai dizer: a gente a-do-ra aquelas mega festas, eventos e atividades que acontecem nas empresas e que bombam nas redes sociais – principalmente no Linkedin.
Mas, nem todo mundo tem o orçamento para fazer esse tipo de ação e acabam desistindo de fazer as ações totalmente.
O que a gente quer dizer é que você pode SIM fazer atividades internas, mesmo com baixo orçamento.
Pois, quando o assunto é motivação do colaborador, mais vale o cuidado do que o orçamento.
Vou dar alguns exemplos que a gente viveu aqui no Vale do Caqui para você se inspirar, beleza?
Roger fez 04 anos de casa. Em sua comemoração, brincamos com o seu olhar crítico. Nada passa despercebido por ele e a frase que ele menos gosta é “melhor feito do que perfeito”. É claro que a gente usou a citação na comemoração!
Mas, foi só para pegar no pé e rirmos um pouco. No outro lado do cartão estava um agradecimento pelo seu olhar minucioso.

Lorena mudou de estagiária para PJ. Como ela faz parte do setor que elabora campanhas, que melhor maneira de avisá-la de sua promoção do que por meio de uma… campanha?!
Fizemos como um job normal: enviamos o briefing com o texto, ela fez o layout sem imaginar que a parabenização não era para um cliente, mas sim para ela. Imprimimos e colocamos em sua mesa, em um envelope para simbolizar a chegada do e-mail. Foi lindo!

Gianlucca também passou de estagiário para PJ. De acordo com o time do qual faz parte, ele é a cara do vocalista do Kiss. Acho que esse é bem autoexplicativo, né? Foi uma celebração pensada pelos membros do time, o que deixou o momento ainda mais especial e divertido.

Eu também fui surpreendida quando mudei da Redação para o setor de Pessoas & Cultura. A comemoração veio com um caderno de depoimentos e ilustrações que representam a minha família.

Viu só? Ações simples, com baixíssimo orçamento e que trouxeram momentos marcantes para os colaboradores aqui do Caqui.
Nada além de balões, impressões e, principalmente, o cuidado com a individualidade.
Quando você coloca a vivência pessoal e profissional do colaborador no centro do seu planejamento, suas ações ganham personalidade e fazem com que ele se sinta ouvido, notado.
Ações internas gigantes são lindas, com toda a certeza. Mas, no fundo, um ambiente motivador e feliz não é baseado em orçamento para sua ações. É sobre o cuidado, escuta e protagonismo.