De forma simplificada, a admissão de funcionários é um conjunto de processos que formaliza a contratação de um novo colaborador na empresa. Para autorizar a prestação de serviços (seja de pessoa física ou jurídica), é necessário que o processo de admissão esteja de acordo com as Leis Trabalhistas, especificando os direitos e deveres do colaborador.
Esse processo é crucial para o sucesso de qualquer empresa, já que faz parte da rotina do departamento nas empresas e estabelece uma série de padrões rígidos para evitar erros e retrabalho no futuro.
A importância do processo de admissão
Se bem executada, a admissão de um novo funcionário pode significar um aumento na produtividade de determinado setor e a retenção de um talento ideal e alinhado com a cultura da empresa. Tudo isso significa que, com uma boa estratégia de processos admissionais, é possível reduzir a taxa de turnover, reter um número maior de talentos e garantir melhores resultados para a organização.
Para formalizar uma contratação, lembre-se que a admissão começa antes mesmo do primeiro contato com o colaborador e continua depois da integração do funcionário. Por isso, é muito importante ter atenção com os detalhes e se desprender do medo da burocracia.
E falando em ter atenção, sugiro que você leia o nosso post dos 5 erros para não cometer no processo de admissão para evitar que aconteça no seu RH!
Porque a admissão de funcionários deve ser uma rotina
É preciso refletir que esse processo não só formaliza a contratação de um novo funcionário, mas também garante que a empresa em questão esteja no caminho para evoluir e expandir sua empresa, além de evitar problemas com a Justiça.
O RH deve ter uma equipe preparada para lidar com esse processo, porque após a admissão é necessário fazer a gestão daquele funcionário, ou seja, o trabalho continua!
Por isso, para estabelecer um padrão de processos, a pessoa responsável pela admissão deve desenvolver uma estratégia que auxilie a cumprir todas as etapas burocráticas e, também, facilite a gestão de pessoas no futuro. Para esta última etapa, busque atingir as seguintes metas:
- Garantir boa integração do colaborador;
- Fazer o treinamento do funcionário;
- Apresentar o código de conduta da empresa.
Quer saber mais sobre os detalhes do processo admissional? Veja o nosso passo a passo e tudo o que você precisa saber.
Vantagens da admissão de funcionários digital
Quando falamos em admissão de funcionários, já vem aquela pilha de documentos em mente e todos aqueles processos burocráticos que ninguém quer passar, né? A boa notícia é que não vivemos mais no passado e temos a tecnologia como uma aliada cada vez maior na rotina do trabalho, então nada mais justo do que aproveitar essa vantagem.
Para facilitar (de verdade) o trabalho do seu setor com o conjunto de processos da admissão, com certeza a resposta é a automação. Se você não sabe porquê, confira algumas vantagens:
-
Formulários e Documentos Online
Nada melhor do que automatizar a análise e preenchimento de documentações! Se o seu RH optar pela admissão digital, os seus futuros colaboradores já vão preencher quaisquer informações necessárias antes mesmo do primeiro dia de emprego!
Além disso, com sistemas como o do Lugarh, o funcionário recebe uma solicitação com todos os itens necessários para registrá-lo. Assim, o seu setor não corre risco de esquecer ou ter o retrabalho de pedir algum arquivo novamente.
-
Produtividade e Economia
Com a tecnologia, as métricas e resultados da empresa aumentam e, consequentemente, a produtividade também. Com os funcionários engajados com processos simples e automatizados, não há preocupação com erros ou esquecimento de algum detalhe burocrático.
E pra finalizar com a cereja no topo do bolo, a admissão online também gera economia de tempo e custos! Isso porque a admissão online não requer que hajam pessoas só para cuidar da contratação e da papelada.
-
Segurança e Otimização
Sistemas digitais garantem que todo e qualquer dado seja recebido e processado de forma segura e criptografada, o que significa que apenas pessoas autorizadas têm acesso a documentações pessoais e informações delicadas.
A grande vantagem está na rapidez (e qualidade) em que tudo é feito: com a admissão digital, o setor deixa de fazer um processo que geralmente se estendia em até duas semanas, e passa a executar a mesma tarefa em poucos minutos, se não segundos. Assim, os funcionários têm mais tempo para as tarefas manuais e a automação agrega valor às atividades da empresa.
-
O Planeta Agradece
Quando você dá preferência para a utilização de meios digitais, evita a troca de papéis no processo, o que representa menos árvores derrubadas e menos custo com papel sulfite. Além disso, a impressão de documentos é reduzida quase que completamente.
Como implementar
A implementação dessa tecnologia é muito mais simples do que parece. Você só precisa selecionar um bom sistema de admissão online e se adequar!
A nossa recomendação é a plataforma do Lugarh, onde você consegue fazer a admissão em apenas 3 etapas e ainda conta com diversas vantagens, como:
- Dashboard completo para gerenciar a admissão de novos colaboradores;
- Integração com folha de pagamento, sistema de ponto e contabilidade;
- Armazenamento na nuvem com criptografia de ponta e certificados internacionais;
- Qualificação no eSocial de forma automática;
- Time reserva para sua empresa não perder a produtividade quando precisar substituir alguém.
Com o sistema digital do Lugarh, você pode solicitar todos os documentos pela plataforma, que recebe tudo digitalizado pelos colaboradores e organiza para o seu setor em tempo real.
Para mais informações sobre admissão digital e tendências de RH, assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH.
Até o próximo artigo! 💙