Banco de talentos: o que é e como ele ajuda no processo seletivo

Banco de talentos: o que é e como ele ajuda no processo seletivo

Banco de talentos: o que é e como ele ajuda no processo seletivo

O banco de talentos é uma ferramenta valiosa para o departamento de Recursos Humanos quando se trata de admissão de novos funcionários e retenção de talentos. Isso porque é nele que várias informações sobre os profissionais estão disponíveis.

Essas informações abrangem as experiências que o profissional já teve, qual é sua formação, no que é especialista, etc. E o mais interessante é que o banco de talentos possui dados tanto de quem já é colaborador quando de candidatos para as vagas da empresa.

Entenda aqui como essa ferramenta pode ajudar o RH na hora do Recrutamento e Seleção de funcionários.

O que é banco de talentos?

Analisar currículos pode ser uma tarefa muito trabalhosa e, para evitar perder tempo desnecessariamente, o banco de talentos pode ser uma ótima solução para o RH. Afinal de contas, ele reúne dados de diversos candidatos, ou até mesmo de atuais colaboradores da empresa em um só lugar.

Dessa forma, quando chega o momento de encontrar um talento para determinado projeto ou vaga, é só conferir no banco que a empresa tem disponível, de forma filtrada e organizada. Quem decide o que analisar é o recrutador, portando ele pode filtrar o banco de talentos da forma que preferir (por idade, competências, formação, etc).

Então, o banco de talentos, além de poupar tempo de quem está recrutando, também aumenta as chances de encontrar a pessoa certa para determinada vaga.

onboarding

Como ele pode ajudar no Recrutamento e Seleção?

Como vimos, o banco de talentos tem um papel significativo na hora de encontrar o candidato perfeito e que tenha fit cultural com a empresa. E é justamente por isso que ele pode facilitar o processo de Recrutamento e Seleção.

Tradicionalmente, o processo de R&S conta com várias etapas: escolher o canal e fazer a divulgação das vagas, fazer uma longa triagem de currículos, realizar entrevistas com cada um dos selecionados, aplicar testes técnicos e psicológicos, criar dinâmicas, e por aí vai.

Mas quando se tem uma banco de talentos, muitas dessas etapas podem ser retiradas do processo. Afinal, ao analisar o banco já é possível fazer uma triagem a fundo dos possíveis candidatos. Como sabemos que cada minuto do RH é valioso, temos certeza também que esse processo de otimização é mais que fundamental.

Mas não para por aí. Além de otimizar o tempo no processo de Recrutamento e Seleção, outra grande vantagem é que ao aderir ao banco de talentos, a empresa economiza dinheiro que seria investido caso não houvesse esse banco de dados. E também economiza futuros gastos que teriam com a alta taxa de rotatividade e Turnover.

Outras vantagens

Além de ajudar no processo de seleção de novos funcionários, existem outras vantagens que o banco de talentos pode trazer. Separamos algumas das principais para citar aqui.

Simplifica a transferência de profissionais

Quando uma empresa possui filiais é comum que funcionários precisem ser transferidos de uma filial para outra. Ter um banco de talentos nesse momento pode ser muito vantajoso. Isso porque antes antes de precisar verificar com cada um dos colaboradores suas disponibilidades, é possível simplesmente checar no banco de talentos.

Facilita a promoção de funcionários dentro da empresa

Antes de promover um colaborador para um cargo mais elevado, é necessário saber se ele tem o perfil e as competências necessárias para tal vaga. E é justamente por isso que o banco de talentos é um grande aliado na hora da promoção.

Com ele, é possível analisar minunciosamente as competências tanto profissionais quanto de perfil, para avaliar se o funcionário pode ser promovido ou não.

Reduz custos para a empresa

O banco de talentos reduz custos tanto para os processos que são poupados, quanto para custos futuros. Isso porque ele evita que erros sejam cometidos e profissionais inadequados sejam contratados, realocados ou promovidos de cargo.

Aumenta a performance dos colaboradores

O banco de talentos, por armazenar todas as informações de todos os colaboradores da empresa, incentiva que eles tenham uma boa performance. Pois eles sabem que sempre que for preciso realizar alguma promoção interna, é desse banco que virão as análises.

Então, a performance e a produtividade são aumentadas trazendo resultados positivos para a empresa e, consequentemente, aumentando o lucro do empreendimento.

Como montar um banco de talentos?

Agora que você já sabe o que é um banco de talentos e quais são as vantagens de ter um, vamos ensinar como montar um banco de dados de profissionais na sua empresa.

 

  1. Comece dentro de casa

    O primeiro passo para montar um banco de talentos é começando dentro da própria empresa. Reúna todas as informações sobre os colaboradores que trabalham atualmente na organização e deixe tudo registrado.

  2. Conte com a tecnologia

    Para facilitar a consulta no banco de talentos esqueça o papel e a caneta. Deixe tudo registrado em algum sistema próprio para isso, ou até mesmo em uma planilha de Excel. Dessa forma ficará muito mais fácil encontrar as informações quando você precisar.

  3. Faça a busca online de talentos

    Depois de ter todas as informações dos profissionais que já trabalham na empresa, faça uma busca de talentos em plataformas online. Existem sites que facilitam essa busca. Normalmente eles contam com um banco próprio de talentos no qual você pode realizar pesquisas com base em filtros específicos, como o BNE por exemplo.

  4. Inclua pessoas que já passaram pelo processo seletivo

    Sabe aquele candidato que tinha grande potencial para ser contratado, mas que por algum motivo outra pessoa entrou na vaga? Então, se ele realmente era um bom profissional e tinha boas qualidades, inclua ele no banco de talentos. Pode ser que para aquela vaga em questão ele não tenha servido, mas quem sabe na próxima?

  5. Mantenha os dados atualizados

    De nada vai valer reunir dados de tantos talentos se depois os dados não forem atualizados. Os profissionais podem mudar de área, adquirir novos conhecimentos, fazer cursos, etc. Por isso, é muito importante que as informações estejam sempre atualizadas. Caso contrário o que era para ajudar, pode acabar atrapalhando.

Coloque essas dicas em prática e facilite o seu processo de Recrutamento e Seleção! Aqui no Lugarh somos especialistas nisso e com certeza podemos te ajudar nesse momento que é tão fundamental para a empresa e para o RH!

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: