Como garantir o bem-estar dos colaboradores?

Como garantir o bem-estar dos colaboradores?

O bem-estar dos colaboradores é um conjunto de ações estratégicas adotadas que promovem um ambiente de trabalho mais produtivo.

Além do benefício de produtividade, essas ações também permitem garantir a saúde e segurança no trabalho. Entenda mais a seguir.

Qual a importância do bem-estar dos colaboradores?

Uma empresa preocupada com o bem-estar dos colaboradores consegue ficar à frente da concorrência ao atrair os melhores profissionais para a empresa. Nesse sentido, tendo uma equipe altamente capacidade e motivada irá refletir nos resultados financeiros e satisfação dos seus clientes.

Em contrapartida, empresas que não promovem um bom ambiente de trabalho correm risco de ter uma cultura tóxica e nada produtiva, Basicamente, colocando em todo o negócio em risco.

Três dicas de como promover um melhor ambiente para sua equipe

Os colaboradores os responsáveis por lidar diretamente com os problemas e desafios da empresa. Por isso, promover o bem-estar dos colaboradores é primordial para ter um negócio próspero e lucrativo.

Vamos ver 3 dicas básicas de como você poderá melhorar o clima organizacional:

Não menospreze a saúde mental

Saúde mental é primordial para tudo na vida de qualquer pessoa, dentro e fora do ambiente profissional.

Cada vez mais a consciência da importância de cuidar de nosso emocional vem crescendo, com respaldo em diversas pesquisas científicas que comprovam a relação positiva entre saúde mental e produtividade.

Nesse sentido, preocupar-se com adotar ações que promovam o cuidado com a mente.

Alguns exemplos de estratégias para possibilitar melhor bem-estar mental dentro da sua empresa:

  • Faça uma parceria com psicólogo para que ele desenvolva um trabalho dentro da empresa;
  • Realize treinamentos que preparam os gestores a saber ouvir e lidar com suas equipes, além de aprenderem a identificar e lidar com situações estressantes ou de ansiedade;
  • Incentive os exercícios físicos;
  • Avalie a possibilidade de separar um espaço para meditação. Essa prática traz benefícios como clareza de pensamento, comunicação mais efetiva, aumento do foco entre outros.

Reduza os riscos de doenças ocupacionais com a ergonomia

Ter equipamentos corretos, com manutenção em dia e campanhas para manter a postura correta no trabalho são essenciais para reduzir doenças ocupacionais.

Além disso resultar em melhor produtividade, também reduz o risco trabalhista da empresa. Afinal, um ambiente insalubre para a execução do trabalho faz o negócio ser passível de sofrer processos trabalhistas.

Veja os exemplos das empresas mais lucrativas no mundo: Google, Apple, Amazon. Seus escritórios são modernos, arejados, com espaços colaborativos e cadeiras confortáveis. Além disso trazer mais conforto para a pessoa, instiga a criatividade e interação entre equipes, ou seja, trazer o bem-estar dos colaboradores.

Tome cuidado com o excesso de exigência

Demandas excessivas e, muitas vezes, irrealistas contribuem para deterioração do clima organizacional e aumento de colaboradores com problemas de saúde mental e física, prejudicando o bem-estar dos colaboradores.

Assim, é essencial que haja uma distribuição de tarefas e responsabilidades e as prioridades sejam claras.

Mas, não deixe de atribuir desafios que coloquem as pessoas fora de sua zona de conforto, desde que sejam realizáveis.

Por fim, não deixe de observar e escutar os colaboradores, assim como aplicar pesquisas dentro da empresa. Com esses artifícios será possível descobrir quais ações podem trazer mais resultado com o menor uso de recursos!

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: