cálculo de salário

Cálculo de salário: como fazer corretamente?

Cálculo de salário: como fazer corretamente?

Na hora de fazer o cálculo de salário dos colaboradores nenhum erro pode ser admitido. Afinal, um mínimo erro pode causar muito problema e dor de cabeça para o funcionário e para a empresa também.

Por conta disso, é muito importante que o profissional de Recursos Humanos conheça bem e esteja atento a todos os detalhes na hora de calcular. Até mesmo aos detalhes que são previstos em lei.

O primeiro passo é saber diferenciar o que é o salário bruto do que é o salário líquido.

Qual a diferença entre bruto e líquido

Mesmo quem não tem nenhum conhecimento sobre contabilidade ou sobre como fazer cálculo de salário, sabe que existe essa diferenciação. Até porque todo trabalhador já percebeu que há uma grande diferença entre os valores do salário bruto e líquido.

Mas para que fique mais claro ainda, vamos detalhar o que é cada um deles.

Salário Bruto

O salário bruto, nada mais é do que o valor do salário integral. Ou seja, o valor cheio sem considerar os descontos que são obrigatórios por lei, como os impostos por exemplo.

É esse o valor inclusive, que consta na Carteira de Trabalho do funcionário. Além disso, o valor considerado como salário mínimo também diz respeito ao valor bruto sem descontos.

Sendo assim, fazer o cálculo de salário bruto é muito mais simples do que fazer o cálculo de salário líquido. Já que aqui basta considerar o que foi acordado entre empregador e empregado.

onboarding

Salário Líquido

O salário líquido é o valor que os trabalhadores recebem mensalmente. Para chegar nesse valor é necessário fazer o cálculo de salário com todos os descontos previstos por lei.

Para que não exista dúvida, na hora de identificar qual é o salário bruto e qual é o líquido, é só lembrar que o líquido sempre será menor do que o valor do salário bruto.

Alguns dos descontos obrigatórios para chegar nesse valor são o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e o IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte).

Como fazer o cálculo de salário

Como foi mencionado, o salário bruto é o valor total do salário. Portanto a maior atenção deve ser dada ao cálculo de salário líquido.

Para chegar no valor correto basta seguir os seguintes passos:

 

  1. Identifique o salário bruto

    Verifique na carteira de trabalho ou no contrato qual é o valor do salário bruto.

  2. Desconte o valor do INSS

    É aqui que começa o cálculo de salário líquido. O valor do INSS varia entre 8% e 11%. Para fazer o desconto basta identificar qual é a situação do colaborador em questão. e depois subtrair do valor bruto.

  3. Desconte o valor do IRRF

    O terceiro passo é descontar o valor do IRRF, o imposto de renda retido na fonte. Se você tem dúvidas de como fazer isso, é só verificar esse artigo: blog.lugarh.com.br/irrf. Nele explicamos exatamente como fazer, além de passar a tabela de referência para o cálculo.

  4. Se houver, reduza o valor dos outros descontos

    Caso o colaborador tenha plano de saúde, vale-transporte, vale-refeição, ou outros benefícios do tipo, desconte esses valores também. Esses variam bastante de acordo com o que foi acordado entre a empresa e o funcionário.

  5. Some os benefícios e bonificações

    Se houver benefícios, bonificações, horas extras ou até mesmo adicionais de insalubridade ou periculosidade, por exemplo, esse é o momento de somá-los no cálculo de salário. Depois disso você já terá o resultado final.

Com o resultado do cálculo de salário líquido em mãos é só fazer o pagamento para os colaboradores. O mais importante é não se esquecer de nenhum desses passos e se atentar muito para não se perder nos cálculos. Fazendo isso não tem como errar na hora de calcular!

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: