Como economizar no dia a dia da empresa?

Como economizar no dia a dia da empresa?

Como economizar no dia a dia da empresa?

Mesmo não enfrentando uma crise econômica, toda organização precisa saber como economizar no dia a dia. Afinal, a conta é simples: quanto menos gastos a empresa tem, mais lucro ela gera. Então, se sem crise econômica já é necessário repensar os gastos, em períodos como este, essa atenção deve ser redobrada!

Veja a seguir algumas dicas de como economizar no dia a dia da empresa e tornar sua empresa mais rentável ainda!

9 dicas de como economizar no dia a dia

Sua empresa pode estar passando por duas situações: ou ela já atingiu o breakeven e está lucrando, ou você está em busca disso. No primeiro caso, é necessário saber como economizar no dia a dia para que o lucro aumente cada vez mais. Já no segundo, você deve buscar que o faturamento da empresa seja maior que os gastos, portanto, comece a economizar também!

Lembrando que economizar não significa cortar todos os gastos e deixar de investir em coisas importantes. Pelo contrário, tenha em mente que os gastos desnecessários devem ser revistos para que então, seja possível investir no que realmente faz sentido. Dessa forma, além de economizar, o retorno sobre os investimentos (ROI) será maior!

1. Defina os gastos essenciais

Saber como economizar no dia a dia vai muito além de sair cortando gastos. O primeiro passo é saber exatamente quais são os seus gastos essenciais. Ou seja, quais gastos são indispensáveis para o funcionamento da empresa? Apesar de variar muito de nicho para nicho, geralmente podem ser incluídos aqui:

  • Internet;
  • energia elétrica;
  • aluguel do estabelecimento;
  • pagamento de impostos;
  • pagamento de salários.

Esses são apenas alguns exemplos para ilustrar, mas vale a pena analisar cuidadosamente o que é necessário para que sua empresa “sobreviva” e o que não é!

2. Analise o fluxo de caixa

A segunda dica de como economizar no dia a dia é analisar o fluxo de caixa. Ao fazer isso será possível entender como é a movimentação financeira da empresa. Sendo assim, você vai entender de onde vem o dinheiro, para onde ele vai e qual é a quantia que está entrando ou saindo da empresa

Com um acompanhamento frequente dos gastos é possível prever possíveis necessidades que o negócio pode vir a ter e, é claro, usar como métrica para perceber o que está sendo relevante ou não.

3. Identifique os gastos desnecessários

Se você já sabe quais são os gastos essenciais e já analisou o fluxo de caixa para entender como está a movimentação financeira, é hora de identificar quais são os gastos desnecessários e cortá-los. Afinal, sempre há a possibilidade de você estar gastando mais do que deveria.

Essa dica é fundamental, por não tem como economizar no dia a dia da empresa sem que as fontes de desperdício, que são esses gastos desnecessários, sejam cortadas.

4. Renegocie contratos com fornecedores

Provavelmente a empresa já possui fornecedores, portanto, vale a pena tentar renegociar os contratos com eles para obter descontos. Porém, caso a redução nos custos com o fornecedor atual não seja possível, pode ser uma boa dica procurar por novos que sejam tão bons quanto os atuais e que cobrem mais barato.

5. Faça elisão fiscal

A elisão fiscal é uma prátia contábil que permite que as empresas se adequem ao formato mais vantajoso possível de pagamento de impostos. Como economizar no dia a dia pode ser difícil somente cortando pequenos gastos, essa dica é completamente válida se você acha que está pagando mais tributos do que poderia.

Lembrando que essa prática não é ilegal, mas deve ser feita cuidadosamente para evitar erros que tragam problemas futuros com a lei.

6. Reveja a política de horas extras

Outra boa dica de como economizar no dia a dia da organização é rever a política de horas extras. Muitos empresários ou gestores acreditam que permitir horas extras é viável quando o assunto é aumentar a produtividade. Porém, é importante entender que nem sempre as horas sobressalentes são sinônimos de mais rendimento no trabalho.

Portanto, converse com o time de RH para buscar novas formas de aumentar a produtividade dos colaboradores sem que eles precisem cumprir horas extras.

7. Otimize a gestão de compras

A gestão de compras deve ser muito bem feita para evitar excesso ou falta de estoque. Isso porque um estoque muito pequeno pode implicar em desabastecimento. Por outro lado, um estoque muito grande leva a outro problema: o excesso de capital imobilizado.

Por isso, uma boa dica de como economizar no dia a dia do empreendimento é garantir a qualidade na gestão de compras e no controle do estoque, mantendo-o em níveis de abastecimento adequados.

8. Sempre otimize os processos

Em todo tipo de negócio, por mais bem feito que o trabalho esteja sendo feito, lembre-se: todo processo pode e deve ser otimizado constantemente. Garanta ajustes nos processos continuamente para melhorar, tanto a experiência dos colaboradores, quanto dos clientes.

Por exemplo, se você percebe que o time de Recursos Humanos está atolado de trabalho operacional, contrate sistemas e plataformas que podem automatizar esses trabalhos, garantindo mais tempo para que eles pensem estrategicamente. Ou, se os clientes estão insatisfeito com o tempo de entrega do produto, por exemplo, que tal rever esse processo para entender onde ele pode melhorar?

Essa é uma forma excelente de como economizar no dia a dia, além de garantir uma melhor qualidade de vida para seus funcionários!

9. Pague tudo em dia

A empresa tem dívidas? Esse é o momento para renegociá-las e quitar todas. Assim, você pode garantir descontos no pagamento e se livrar dos juros que vêm te assombrando. Além de renegociar as dívidas antigas, garanta que a organização não se comprometa com outras novas.

Para garantir que novas dívidas não vão surgir não existe segredo. Basta que todas as contas sejam pagas em dia. Então, não atrase nenhum pagamento, sejam os pagamentos de salários, de contas fixas ou qualquer outro pagamento que precise ser feito.

Dica bônus de como economizar no dia a dia

Sabemos que durante a crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus muitas empresas estão passando por momentos desafiadores. Por isso, nossa última dica de como economizar no dia a dia é: se beneficie das medidas provisórias que o Governo Federal tem lançado.

A MP 936/2020, por exemplo, sugere que acordos sejam feitos entre empresa e colaboradores para que as atividades laborais se mantenham. Entenda mais clicando no link a seguir:

https://blog.lugarh.com.br/aprenda-a-fazer-o-acordo-mp-936-de-forma-digital/

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: