Como fazer o planejamento anual da sua empresa

Como fazer o planejamento anual da sua empresa

Você sabia que fazer um planejamento anual para sua empresa é uma estratégia que guia os objetivos, metas e ações que serão necessárias para cumprir as demandas? E pode ser feito para pequenos e médios negócios!

Quer saber como fazer o planejamento anual da sua empresa? Leia o artigo a seguir.

O que é planejamento anual?

O planejamento anual é um documento que comporta os objetivos do negócio pelo período de 12 meses. Nele, consta as ações necessárias para cumprir as metas da empresa, ou seja, orienta na construção das estratégias ao longo do ano.

O processo da elaboração desse documento requer atenção e antecedência, por isso é essencial que seja feito de um ano para o outro. Ou seja, o planejamento anual de 2022 tem que ser construído em 2021. Além disso, deve-se debater com a equipe o desempenho da empresa no ano anterior, pois só assim será criado objetivos realistas para o novo ano, reconhecendo e corrigindo possíveis erros e acertos.

Uma dica: para entender como está o desempenho da sua empresa, conte com a ajuda dos indicadores de performance — os KPIs. Com esses dados em mãos fica muito mais fácil de elaborar um planejamento anual do seu negócio.

Outro ponto de destaque é a importância de se fazer esse documento. Com um planejamento anual, há mais organização das atividades, possível controle de erros e você poderá se preparar para desafios e situações inesperadas.

Como fazer um planejamento anual para a empresa?

Entenda que cada empresa possui suas particularidades e não existe um modelo pronto para o planejamento anual, porém há direcionamentos que podem te ajudar. Confira:

  1. Identifique os pontos de melhoria

É muito importante reconhecer os erros e acertos da equipe e empresa. Assim, você saberá qual área e o que precisa ser melhorado. Por exemplo, reúna as informações do controle financeiro, vendas, volume de campanhas de marketing, tudo que achar relevante. Os KPIs fazem parte dessa etapa.

Após isso, é hora de reunir também as ações que não deram certo ou que deram prejuízos, por exemplo: fornecedores, falta de funcionários, atraso nas entregas e os motivos, etc.

Outro ponto importante é avaliar os objetivos do ano anterior que foram e que não foram alcançados, pois, ficará mais fácil de aplicar as melhorias e atingir os objetivos.

2. Analise o mercado atual

Não basta apenas planejar, precisa saber se é possível colocar em prática diante do cenário do mercado. É interessante pesquisar as ações dos concorrentes, as novas legislação e obrigações tributárias em vigor e quais são os novos mercados com potencial.

3. Trace metas e objetivos claros

Traçar novos objetivos é importante, mas você também deve avaliar as metas do plano anual anterior, pois assim fica claro saber quais desses objetivos podem ser mantidos. O uso dos KPIs nessa etapa é fundamental.

4. Determine um calendário empresarial

12 meses é um período muito extenso para administrar os objetivos de uma empresa. A dica é, desdobre o seu plano anual em um planejamento bimestral. Ou seja, determine prazos mais curtos das metas e entregas e envolva toda a equipe nas datas e no andamento das tarefas. Sendo assim, todos os setores e colaboradores seguem uma orientação correta do planejamento.

5. Defina um orçamento para o plano anual

Planejar e executar gera gastos, por isso, defina um orçamento para o planejamento anual e lembre-se as despesas devem ser menores que os ganhos. E mais uma vez, consulte o plano do ano anterior e trace estratégias com base no que a empresa já gastou e no que ainda vai gastar. Outra dica é traçar o planejamento com base na análise SWOT do seu negócio.

Esses são os 5 passos iniciais para fazer um bom planejamento anual.

Por hoje é só, mas se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre admissão digital e tendências de RH,  assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!

Até o próximo artigo! 💙.

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: