recibo de entrega de documentos

Como fazer um recibo de entrega de documento + modelo pronto

Como fazer um recibo de entrega de documento + modelo pronto

Ao admitir um novo funcionário, a empresa deve solicitar um série de documentos admissionais a ele. Assim como é imprescindível que esses documentos sejam solicitados, também é muito importante que o contratante os devolva para o colaborador contratado. Para evitar futuros problemas e complicações legais, é necessário que, junto com a devolução, a empresa faça um recibo de entrega de documento.

Você sabe como fazer esse recibo? Neste post vamos te ensinar como fazer um recibo de entrega de documento e, ao final, você terá acesso a um modelo de recibo pronto para baixar!

O que é um recibo de entrega de documento admissional?

Todo o processo de admissão de funcionários exige extrema atenção do profissional de RH. Uma das fases mais importantes e também burocráticas desse processo é a de controle de documentos admissionais. Isso porque qualquer erro aqui, pode resultar em processos trabalhistas.

O recibo de entrega de documentos servem como forma de proteção para o empregador e para o empregado, já que mostra que ambos encontram-se regulares perante a lei. Sendo assim, a qualquer momento que a empresa passar por fiscalizações, se tudo estiver em ordem, ela não terá problemas legais, como multas por exemplo.

O processo funciona basicamente assim: o contratante solicita os documentos, realiza os procedimentos necessários e depois devolve os documentos admissionais ao novo colaborador. É no momento da devolução que o recibo de entrega de documento entra.

Ele serve como um comprovante assinado em duas vias (uma para a empresa e outra para o funcionário) com o objetivo de garantir que os documentos admissionais solicitados pela empresa foram entregues de volta para o colaborador contratado.

Recibo de entrega de documento na era digital?

Apesar de existir esse processo super burocrático, hoje em dia, na era digital, é completamente possível eliminar as chances de erros e esquecimentos por meio de ferramentas online de RH. Quer um bom exemplo disso?

O Lugarh é um software que desburocratizou o processo de admissão permitindo que tudo seja feito de forma online e o mais importante: dentro da lei. Nele, o RH pode fazer toda a contratação, o que inclui a solicitação e recebimento dos documentos admissionais.

Pelo aplicativo, os documentos são solicitados para o contratado que, em tempo real, pode escanear seus documentos e enviá-los como anexo para o solicitante. Dessa maneira, não é preciso que a empresa retenha os documentos e corra o risco de, por qualquer motivo que seja, não devolvê-los ao contratado.

O mais importante é que tudo fica seguro e documentado na plataforma e, além disso, os dados são enviados automaticamente para o eSocial logo após a verificação dos mesmos.

Como fazer o recibo de entrega de documentos admissional?

Se mesmo sabendo das vantagens de usar um software de admissão, você prefere se manter no modelo tradicional, mas não sabe como fazer o recibo de entrega de documentos admissional, veja a seguir como fazer.

Para fazer o recibo de entrega de documento admissional, crie um documento em word contendo as seguintes informações do contratado:

  • Nome;
  • nacionalidade;
  • estado civil;
  • profissão;
  • número do RG e do CPF;
  • endereço de residência e domicílio

Deixe claro que ele declara ter recebido a devolução de seus documentos da empresa. Para isso, inclua também as informações da empresa, como o nome, razão social, CNPJ e endereço. É importante também, citar quais foram os documentos devolvidos.

Para ilustrar melhor, preparamos um modelo pronto do recibo para download. Baixe clicando no link:

https://docs.google.com/document/d/1MsllQknE5KVRuL2d3pp1kSgf7JExKNmflHHzv-GWeu4/edit?usp=sharing

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: