Como funciona a contabilidade de uma PME

Como funciona a contabilidade de uma PME?

Como funciona a contabilidade de uma PME?

Você entende como funciona a contabilidade de uma PME?

No artigo de hoje falaremos um pouco mais sobre como a contabilidade de uma pequena empresa funciona e como está pode inovar nos processos. Acompanhe.

O que é uma PME?

PME é a sigla que utilizamos para nos referir a Pequenas e Médias empresas. Entretanto, apesar do termo ser comum no meio corporativo, não existe dentro do conjunto de leis que rege as mesmas.

Sendo assim, a constituição abrange apenas micro e pequenas empresas, classificadas com base na receita bruta anual:

  • Microempreendedor Individual: receita bruta anual até R$ 81.000,00
  • Microempresa: receita bruta anual igual ou inferior a R$ 360.000,00
  • Empresa de Pequeno Porte: receita bruta anual superior a R$ 360.000,00 e igual ou inferior a R$ 4.800.000,00

E assim, uma média empresa estaria acima destes valores, mas não seria tão grande e complexa para categorizar como grande empresa.

Dessa forma, para que todos estes valores sejam corretamente calculados a contabilidade em uma PME é essencial!

E como funciona o setor de contabilidade em uma PME?

A alguns anos atrás, principalmente em empresas de cunho familiar, a contabilidade era exercida por algum gestor, pelo dono do negócio ou um colega.

Entretanto essa prática é muito perigosa,  pois não ter alguém especializado no assunto pode acarretar em erros.

Ou até então em processos demorados, muitos documentos arquivados de forma errada, funcionários com registro equivocado e afins.

E ainda, se a contabilidade de uma PME não for tecnológica e moderna, pode ficar gerando custos desnecessários que influenciam na receita da mesma.

De tal maneira, existem três passos a se tomar que podem melhorar o setor de contabilidade de uma PME:

  • Investir em um software de apoio financeiro, onde você possa arquivar documentos e gerenciar dados;
  • Contar um profissional especializado ou então terceirizar o setor;
  • Abrir mão dos processos arcaicos e demorados para os modernos e mais tecnológicos que podem te ajudar a levar a empresa além.

Pronto! Agora você já entende melhor como a contabilidade pode funcionar em uma PME! Para saber mais dicas incríveis do mercado de trabalho, fique atento aos nossos canais: assine nossa newsletter e entre em nosso canal do Telegram: Eu Amo RH

Até o próximo artigo! <3  

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: