Como funciona o organograma de uma empresa?

Como funciona o organograma de uma empresa?

Como funciona o organograma de uma empresa?

O organograma de uma empresa é uma ferramenta que mostra a representação gráfica de sua estrutura organizacional. Ou seja, ele ilustra a estrutura de cada departamento da organização.

Saber como funciona esta ferramenta é essencial para manter a transparência entre os colaboradores e entre os parceiros e saber como funciona as áreas, os departamentos, os cargos, as equipes e assim por diante.

Para que serve o organograma de uma empresa?

Além de apresentar uma forma clara e objetiva da estrutura de uma empresa, o organograma de uma empresa também serve para:

  • Melhorar a estratégia de estruturação e atuação da empresa;
  • Possibilitar uma melhor avaliação dos níveis hierárquicos e dos cargos;
  • Aumentar a transparência a respeito de como funciona;
  • Melhorar os processos internos;
  • Aumentar a produtividade dos colaboradores;
  • Motivar os colaboradores a alcançarem suas metas e plano de carreira.

Além disso, sempre que um novo colaborador é contratado, é importante que ele entenda quem são seus gestores ou para quem deve responder em cada situação. Portanto, o organograma de uma empresa também é um instrumento valioso para fazer o onboarding de novos funcionários.

Quais são os tipos de organogramas?

Assim como cada empresa possui uma estrutura, também existem diferentes tipos de organogramas empresariais. São eles:

  • Organograma vertical
  • Circular ou radial
  • Funcional
  • Matricial
  • Linear de responsabilidade

Organograma vertical

O organograma de uma empresa é representado da forma que a estrutura da empresa tem. No caso do organograma vertical, ele mostra a hierarquia na empresa de cima para baixo.

Ou seja, a diretoria da empresa aparece mais acima, já que possui o cargo mais alto. Enquanto isso, os cargos mais subordinados ficam representados abaixo.

Sendo assim, o organograma vertical mostra quem é seu líder direto, quem está acima de todos você e também, quem são seus liderados.

Organograma radial

O organograma de uma empresa radial, também conhecido como organograma circular, funciona quase como o organograma vertical. Porém, em vez de mostrar a hierarquia de cima para baixo, ele mostra do centro para as bordas.

Cada volta representa os cargos que são diretamente ligados. A intenção deste organograma é mostrar que, apesar de existir a hierarquia, ela não é o foco, já que há a colaboração entre os profissionais.

Organograma funcional

A aparência do organograma funcional é semelhante à do vertical. Porém, ele é relacionado com as relações funcionais dentro da organização e não com a hierarquia de acordo com o cargo.

Organograma matricial

O organograma de uma empresa com maior flexibilidade e com uma estrutura dinâmica e estável, deve ser o organograma matricial.

Ele é muito utilizado para representar a estrutura de empresas que não mantêm uma definição clara das unidades funcionais.

Organograma linear de responsabilidade

Quando a organização possui uma estrutura rígida e cada pessoa executa exatamente somente determinada função, ela pode usar este tipo de organograma.

O organograma de uma empresa assim pode ser linear pois sua representação diz respeito não aos cargos, mas sim à responsabilidade de cada colaborador.

Para escolher o melhor organograma de um empresa é preciso entender perfeitamente como a organização funciona para, dessa forma, analisar como ela é melhor representada.

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: