Como gerenciar uma equipe com base em perfil comportamental?

Como gerenciar uma equipe com base em perfil comportamental?

Cada pessoa possui um perfil comportamental diferente. Ou seja, cada ser se porta de uma maneira diferente quando expostos à mesmas situações ou circunstâncias.

Geralmente, uma equipe ou um time de trabalho é composta por profissionais com diversos perfis profissionais. Sendo assim, é papel do gestor saber lidar com eles da melhor forma possível para manter uma gestão assertiva e eficaz.

O que é perfil comportamental?

O perfil comportamental é a maneira como uma pessoa se porta perante as situações da vida. Ou seja, é a reação das pessoas diante de estímulos, sejam eles estímulos bons ou ruins.

Em outras palavras, é o conjunto de atitudes que uma pessoa tem no meio social e a forma como ela procede em cada momento ou situação da vida.

No ambiente empresarial, podemos citar como exemplo as pessoas que, ao trabalhar sob pressão, funcionam perfeitamente bem. Em contrapartida, outros profissionais não sabem muito bem como agir num momento desse.

Isso acontece por conta da diferença nos perfis comportamentais desses dois grupos de pessoas. Da mesma forma, existem profissionais que lidam bem com feedbacks negativos, enquanto outros não lidam tão bem assim.

Quais são os tipos de perfis comportamentais?

Identificar cada tipo de perfil comportamental das pessoas que compõem a equipe, é uma maneira de compreender melhor o profissional, para então, fazer uma gestão mais personalizada e assertiva.

Entretanto, antes de entender como fazer isso, é preciso saber quais são os tipo de perfis comportamentais existentes. Os 4 perfis são: comunicador, executor, planejador e analista.

Comunicador

O perfil comportamental de um comunicador, exprime uma pessoa extrovertida, ativa e falante. Eles geralmente são pessoas que se comunicam muito bem e que gostam de trabalhos que envolvem muita movimentação e autonomia.

Além disso, eles preferem trabalhar em equipe e valorizam o contato interpessoal e um ambiente de trabalho harmonioso.

Executor

Os executores são tidos como líderes natos. Isso porque são ativos e extremamente dinâmicos, sem medo de assumir riscos.

Como o próprio nome do perfil comportamental sugere, eles executam muito trabalho, têm bastante disposição física e são perseverantes. Por fim, eles tendem a ser um tanto quanto competitivos.

Planejador

Os planejadores, geralmente, são pessoas mais calmas e cuidadosas. Eles tendem a ser pacientes, observadores e passivos, além de serem profissionais que agem de acordo com as regras.

Apesar de, normalmente, serem profissionais mais introvertidos, eles se comunicam com certa facilidade e se sentem bem quando estão perto de pessoas dinâmicas.

Analista

O analista é um perfil comportamental de profissionais calmos, rígidos, porém, frequentemente são mais pessimistas. Eles se dão muito bem com tarefas que exigem atenção aos detalhes e sabem improvisar com agilidade.

É o tipo de profissional que observa oportunidades e consegue apresentar soluções rápidas para problemas urgentes.

Como gerenciar uma equipe com base nisso?

Depois de entender cada perfil comportamental, é possível usar essas informações a favor da gestão de pessoas. É possível fazer isso de duas maneiras.

A primeira delas é escolhendo as pessoas certas para a equipe de acordo com seu perfil. É como se o time fosse uma caixa de ferramentas e o gestor tivesse que escolher as ferramentas adequadas para executar o trabalho.

Para isso, é necessário aplicar testes de análise de perfil comportamental no momento de selecionar os profissionais para o cargo.

No entanto, caso a equipe já esteja formada, o gestor precisa saber exatamente como lidar com cada um dos colaboradores de acordo com seu perfil. Assim, é possível saber como motivar, gerenciar e dar feedbacks a cada profissional da melhor maneira possível.

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: