Este artigo faz parte da trilha de aprendizagem “Guia de estudos: fique apto para o trabalho remoto”. Clique aqui e confira todas as postagens!
Ter um ambiente próprio para trabalhar é mais importante do que imagina, te ajuda a manter o foco e a disciplina durante sua jornada de trabalho. Em tempos normais, sem o isolamento devido ao COVID-19, uma outra alternativa seria buscar espaços de trabalhos compartilhados como coworkings; mas aqui, vamos falar sobre como montar um home office, ou seja, um espaço de trabalho dentro de sua casa.
E quando falamos de “ambiente”, não se preocupe! Sabemos que nem todos tem uma sala que pode ser usada somente para essa função. Vamos explorar todas as possibilidades, confira!
Como escolher o melhor espaço para montar seu home office?
- Procure pelo ambiente mais calmo da sua casa, se possível, onde as pessoas não precisem passar constantemente.
- Ventilação e iluminação – principalmente a natural – são muito importantes para a sua saúde física e mental.
Achou o local mais calmo da sua casa? Agora:
- Verifique se existem tomadas próximas para que possa conectar seu computador, carregador de celular e outros eletrônicos que precise em seu home office.
- Procure usar uma mesa que não seja nem muito alta nem muito baixa. A altura ideal é quando você pode apoiar o antebraço e este forma um ângulo de 90º com a mesa.
- A cadeira será a sua grande aliada, pois você ficará horas sentado e manter uma boa postura com conforto ajuda na produtividade. A cadeira ideal precisa manter as costas apoiadas, o antebraço paralelo à mesa e os joelhos dobrados a 90º.
- Seus pés precisam tocar o chão, caso não esteja acontecendo isso, use um apoio.
Pode parecer que esses são detalhes dispensáveis, mas credite: trabalhar na cama ou no sofá não é tão bom como pode parecer. Sua coluna irá sofrer e as distrações nestes ambientes podem acabar com a sua produtividade no trabalho remoto.
Agora que você já tem o ambiente e a estrutura física organizada, chegou a hora de separar as ferramentas de uso diário. Fizemos uma lista com os mais usados, mas você deve alterar conforme a sua necessidade:
- Notebook ou computador de mesa, não se esqueça de mouse, teclado, fone ou caixinha de som;
- Gaveteiro ou porta documentos;
- Caneta, marcadores, papel para rascunho e agenda para anotações importantes;
- Organizador de mesa, pode ser até copos bonitinhos, o importante é evitar a bagunça;
- Luminária para quando não houver luz natural;
- Quadro para anotar as tarefas.
Com o ambiente, móveis e ferramentas organizados, você pode até dar um toque pessoal e incluir alguns itens de decoração no seu home office. Lembre-se, trabalhar remotamente exige muita disciplina e comprometimento.