Como montar seu espaço para trabalho remoto

Como montar seu espaço para trabalho remoto

Como montar seu espaço para trabalho remoto

Este artigo faz parte da trilha de aprendizagem “Guia de estudos: fique apto para o trabalho remoto”. Clique aqui e confira todas as postagens!

Ter um ambiente próprio para trabalhar é mais importante do que imagina, te ajuda a manter o foco e a disciplina durante sua jornada de trabalho. Em tempos normais, sem o isolamento devido ao COVID-19, uma outra alternativa seria buscar espaços de trabalhos compartilhados como coworkings; mas aqui, vamos falar sobre como montar um home office, ou seja, um espaço de trabalho dentro de sua casa.

E quando falamos de “ambiente”, não se preocupe! Sabemos que nem todos tem uma sala que pode ser usada somente para essa função. Vamos explorar todas as possibilidades, confira!

Como escolher o melhor espaço para montar seu home office?

  • Procure pelo ambiente mais calmo da sua casa, se possível, onde as pessoas não precisem passar constantemente.
  • Ventilação e iluminação – principalmente a natural –  são muito importantes para a sua saúde física e mental. 

Achou o local mais calmo da sua casa? Agora:

  • Verifique se existem tomadas próximas para que possa conectar seu computador, carregador de celular e outros eletrônicos que precise em seu home office. 
  • Procure usar uma mesa que não seja nem muito alta nem muito baixa. A altura ideal é quando você pode apoiar o antebraço e este forma um ângulo de 90º com a mesa. 
  • A cadeira será a sua grande aliada, pois você ficará horas sentado e manter uma boa postura com conforto ajuda na produtividade. A cadeira ideal precisa manter as costas apoiadas, o antebraço paralelo à mesa e os joelhos dobrados a 90º.
  • Seus pés precisam tocar o chão, caso não esteja acontecendo isso, use um apoio. 

Pode parecer que esses são detalhes dispensáveis, mas credite: trabalhar na cama ou no sofá não é tão bom como pode parecer. Sua coluna irá sofrer e as distrações nestes ambientes podem acabar com a sua produtividade no trabalho remoto. 

Agora que você já tem o ambiente e a estrutura física organizada, chegou a hora de separar as ferramentas de uso diário. Fizemos uma lista com os mais usados, mas você deve alterar conforme a sua necessidade:

  • Notebook ou computador de mesa, não se esqueça de mouse, teclado, fone ou caixinha de som;
  • Gaveteiro ou porta documentos;
  • Caneta, marcadores, papel para rascunho e agenda para anotações importantes;
  • Organizador de mesa, pode ser até copos bonitinhos, o importante é evitar a bagunça;
  • Luminária para quando não houver luz natural;
  • Quadro para anotar as tarefas.

Com o ambiente, móveis e ferramentas organizados, você pode até dar um toque pessoal e incluir alguns itens de decoração no seu home office. Lembre-se, trabalhar remotamente exige muita disciplina e comprometimento. 

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: