Como preparar a empresa e os colaboradores para o pós crise?

Como preparar a empresa e os colaboradores para o pós crise?

Estamos enfrentando uma pandemia que está acarretando em muitos impactos na saúde pública, na economia e também nas formas e relações de trabalho. Muitas pessoas têm se perguntado quando iremos voltar ao normal. Porém, a grande dúvida é: o que será considerado “normal” no pós crise?

Ainda não sabemos se o novo coronavírus será erradicado algum dia, ou se surgirá alguma vacina para nos proteger do vírus ou, até mesmo, como ele irá se comportar futuramente em pessoas que já foram infectadas. Portanto, é preciso ter em mente que, talvez, quando a situação estiver amenizada nossa realidade seja um pouco diferente do que estávamos acostumados.

Sendo assim, as empresas devem se organizar para manter o ambiente de trabalho e os colaboradores preparados para agir dentro dessa nova realidade do pós crise. Se você não sabe como fazer isso e nem por onde começar, veja esse post. Preparamos algumas dicas que podem te ajudar no pós crise!

Como preparar a empresa e os colaboradores para o pós crise?

Antes de pensar em como lidar com as informações que devem repassadas aos colaboradores, é preciso entender qual será a nova dinâmica da empresa. Por exemplo, a empresa implementará Home Office? Como será feito? A jornada de trabalho dos funcionários continuará sendo a mesma? Enfim, é preciso estabelecer e estruturar a nova forma de trabalho na empresa.

Depois de estruturar todos os pontos de como a empresa atuará no pós crise, é hora de repassar as decisões tomadas para os colaboradores. Antes de fazer isso, selecione o que é importante ser comunicado e para quem deve ser feito. Assim, você evita problemas com falha na comunicação.

Por fim, siga as orientações que preparamos para evitar o contágio do novo coronavírus dentro das empresas. As orientações a seguir vão ajudar a diminuir todos os impactos negativos da pandemia no seu empreendimento. Confira:

Oriente os colaboradores sobre contato físico

Mesmo no pós crise é muito provável que o vírus não esteja erradicado. Portanto, é preciso orientar os colaboradores sobre a importância de manter um distanciamento entre pessoas e evitar ao máximo o contato físico. Afinal, essa é uma das principais formas de contágios do coronavírus.

 

Lavar as mãos constantemente de forma adequada e passar álcool gel sempre que tocar em superfícies que podem estar contaminadas é imprescindível no pós crise. Isso porque, ao manter uma boa higiene, não só o COVID-19 é evitado, como os outros vírus e micro organismos também são

Adote políticas de flexibilização de horário

Muitos funcionários precisam usar transporte público e sabemos que no horário de pico, há uma grande aglomeração de pessoas nos ônibus e metrôs. Sendo assim, adotar políticas de flexibilização de horário pode ser uma medida importante para evitar o contágio de doenças no pós crise.

Melhore a circulação de ar no ambiente

Mantenha as janelas abertas para que o ar circule no ambiente. O ar parado ou o uso do ar condicionado pode fazer com que o vírus se espalhe mais em locais fechados.

Disponibilize álcool gel

O álcool 70% deve ser utilizado antes e depois do contato com superfícies que possam estar contaminadas. Então, disponibilize álcool gel 70% nas mesas e nos locais com mais acesso como forma de precaução a serem tomadas no retorno ao trabalho.

Cuide ainda mais da limpeza no ambiente de trabalho

Assim como a higiene pessoal é importante no pós crise, a limpeza do escritório também é. Mesmo que o cuidado com a limpeza já exista, nesse momento é preciso redobrar a atenção e manter, principalmente as superfícies mais utilizadas, sempre limpas e higienizadas.

Não permita aglomerações

As aglomerações são as principais causadoras do contágio do coronavírus. Por isso, não permita que os colaboradores se aglomerem. Caso seja necessário fazer reuniões, opte por videoconferências, pois assim, o contato físico também é evitado.

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: