Como qualificar o processo de gestão de pessoas?

Como qualificar o processo de gestão de pessoas?

É normal que o RH se sinta motivado e até “obrigado” a qualificar o processo de gestão de pessoas. Além de gerar mais resultados, é uma estratégia que pode mudar a realidade dos setor e colaboradores. Porém, sabemos que há muitas dúvidas sobre como implantar estratégias eficazes na empresa. 

Neste artigo iremos abordar algumas soluções que poderão auxiliar no processo de gestão de pessoas. Acompanhe. 

O que é gestão de pessoas?

Falar sobre gestão de pessoas está diretamente ligado as estratégias e ao capital humano de uma empresa. Esse processo, para ser eficaz, precisa englobar desde o bem-estar dos colaboradores, até a prática de expertise. Ou seja, uma das principais ações da gestão de pessoas é manter os talentos mais qualificados na empresa sempre motivados empregando suas determinadas funções.

Para isso, deve ser criado um espaço para desenvolver e valorizar cada membro da equipe e suas particularidades. Além de criar estratégias que valorizem os interesses e necessidades dos colaboradores, o RH deve estar preparado para resolver eventuais conflitos e acompanhar o clima organizacional da empresa. Esses são alguns dos exemplos que envolvem o processo de gestão de pessoas. Confira abaixo outras estratégias. 

O que fazer para ter uma boa gestão de pessoas?

Uma boa estratégia é capaz de gerar diversos resultados positivos. Cabe ao RH desenvolve-las e aplicá-las. Listamos algumas ações que podem qualificar a gestão de pessoas da sua empresa. 

1. Reconheça o esforço dos seus funcionários

Alguns chefes podem achar esse tópico banal, mas um bom líder saber a diferença que faz no colaborador ganhar um elogio ou uma bonificação pelo trabalho executado. Por isso, insistimos tanto nos feedbacks e nos programas de valorização. 

Outra opção é dar um dia de folga ao funcionário ou prêmios simbólicos. Essas práticas podem mudar de acordo com cada empresa e funcionário. O importante é que essa prática leve a motivação e o reconhecimento do funcionário para a empresa, dessa forma a corporação ganha em produtividade e reduz o turnover

2. Invista na comunicação interna 

Não importa o tamanho da sua empresa, é inevitável que surja comentários na rádio peão. Ou seja, sabe aqueles burburinhos de corredor? Eles podem prejudicar o clima da empresa. Por isso, é importante manter a transparência na comunicação. 

Uma alternativa para evitar que o clima organizacional fique abalado é investir em jornais internos periódicos, pois assim você consegue manter toda a equipe informada sobre o que acontece na empresa. Além disso, abrir um canal de comunicação direta entre funcionários e gestores pode deixar a comunicação ainda mais transparente. 

3. Invista em educação 

Esse tópico é essencial. Empresa que investe em educação corporativa colhe os frutos dos resultados lá na frente. Além de engajar e motivar a equipe, é possível criar planos de carreira, política de bolsa de estudos, treinamentos, capacitações e outras formas de qualificar o seu próprio funcionário. Não esqueça de deixar todas as regras para participar bem explicadas e divulgar essas oportunidades a todos os colaboradores. 

4. Melhoria no ambiente de trabalho 

É unânime. Ninguém gosta de trabalhar em um lugar que o clima seja ruim, não é mesmo? Então, uma das estratégias para qualificar a gestão de pessoas é melhorar o clima organizacional da empresa. Ou seja, precisa ser um ambiente acolhedor, assim você evita absenteísmos, turnover, estresse e falta de comunicação entre os profissionais. 

Alguns exemplos para garantir um bom ambiente: criar gincanas em grupo, confraternizações ou até mesmo um dia que o trabalhador possa levar os filhos no trabalho ou os animais de estimação. 

5. Aproveite os talentos que já estão na empresa 

Normal que ao abrir uma vaga na empresa, você logo pense em uma nova contratação, mas, porque não aproveitar um colaborador com talento para ocupar essa nova função? Pode ser um funcionário de mais tempo na corporação ou u estagiário. Sendo estagiário, você consegue mais facilmente moldá-lo para desempenhar as funções que são atribuídas a vaga e ensiná-lo os valores e princípios da empresa. 

Em resumo, podemos observar que qualificar o processo de gestão de pessoas não traz benefícios apenas para a empresa, mas para seus colaboradores também.  Visto que, diminui as despesas com turnover e aumenta a produtividade dos profissionais que passam a ser reconhecidos. 

Por hoje é só, mas se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre admissão digital e tendências de RH,  assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!

Até o próximo artigo! 💙

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: