Como tornar os colaboradores embaixadores da marca

Como tornar os colaboradores embaixadores da marca?

Como tornar os colaboradores embaixadores da marca?

Já pensou em tornar os seus funcionários embaixadores da sua marca? Além de benéfico para o dia a dia corporativo, podemos afirmar que eles são as melhores pessoas para espalhar mensagens positivas sobre o seu negócio, pois ninguém entende mais os objetivos da empresa do que os próprios funcionários. 

Neste artigo iremos explicar como os colaboradores podem se tornar embaixadores da marca e trazer benefícios para o seu negócio. Continue a leitura, pois é uma ação extremamente importante para quem quer ganhar o mercado de trabalho.

Por que transformar colaboradores em embaixadores da marca?

Com o alcance das redes sociais, certamente tem alguém falando da sua empresa ou do seu negócio neste exato momento, por isso é tão importante que esses comentários sejam positivos, pois é aí que você pode conquistar mais clientes e possíveis divulgadores. 

E é pensando nisso, nesses comentários, que chegamos ao ponto-chave desse artigo. Quantas vezes você já pediu indicação de um serviço? Sendo para um amigo, vizinho ou pesquisou na internet? Podemos afirmar, as pessoas se sentem mais confiantes quando há indicação. 

E isso acontece quando os colaboradores se sentem valorizados na empresa. Quando a experiência de trabalho é positiva tendo os estímulos para a produtividade e o engajamento, ele terá não só prazer em trabalhar na organização, como terá orgulho de dizer que faz parte do time e, automaticamente, indicará a rede para os conhecidos e família. E tudo isso de forma natural. 

Por outro lado, se o colaborador perceber desinteresse do RH, chefia ou superiores no bem-estar dos funcionários e sua experiência for se tornando negativa, ele não terá vontade de compartilhar o seu dia a dia, muito menos indicar os serviços da própria rede que trabalha, pois, imagina que os clientes não serão bem atendidos. 

Ou seja, funcionário desmotivado e descrente do produto compartilha impressões negativas com a família e os amigos. Que compartilha com outros amigos e assim por diante! Deixando a marca com uma reputação negativa.

O resultado disso é que, a marca fica com a reputação abalada no mercado, com as vendas e os resultados prejudicados e, consequentemente, os melhores talentos perdem o interesse em trabalhar na corporação. 

Como criar um programa de embaixadores da marca?

A primeira estratégia para entender como seus colaboradores veem a empresa e quais os pontos que devem ser melhorados é fazer uma pesquisa anônima. Abaixo listamos algumas ações que vão te ajudar a tornar o funcionário um embaixador da empresa. Confira! 

Seja um bom líder 

A segunda ação que você pode e deve implantar na sua empresa é ser um líder que ouve, respeita e se comunica. Os funcionários são o coração da empresa, e é para eles que normalmente os clientes fazem os feedbacks. Além disso, deixe clara a missão e os objetivos da corporação, comunique suas decisões, compartilhe ideias e estratégias, assim eles entenderão o seu papel nos resultados e crescimento do negócio. 

Reconheça os trabalhos

Valorize o seu funcionário. Reconhecer o trabalho, principalmente quando uma meta é atingida, é essencial para que ele se sinta importante. Por exemplo, vale a pena investir em um cartão presente ou um almoço em equipe. Anunciar a conquista no boletim informativo ou jornal da empresa também é uma opção. 

Incentivar a interação nas mídias sociais

Como citado acima, as redes sociais têm um enorme alcance e é bem provável que seus funcionários estejam online. Essa, sem dúvidas, é uma ótima opção para quem quer impulsionar a página, por isso, incentive o compartilhamento das postagens da empresa. Além de atingir um maior público, há também o reconhecimento da marca. Porém, há uma ressalva. Antes de pedir e incentivar o compartilhamento das postagens, é necessário criar uma política da empresa para essa interação e incluir objetivos e a visão da corporação nessa política. 

Brindes personalizados 

Os brindes personalizados são uma ótima opção para quem quer tornar os funcionários embaixadores da marca. E a maior vantagem disso é a publicidade gratuita. Algumas opções de brindes personalizados: mochilas, guada-chuva, canetas, cadernos, agendas, camisetas e bonés. Já pensou em ter sua marca desfilando pelo centro da cidade? Seu funcionário pode aproveitar o momento de folga para passear e levar com ele um dos itens citados. Até mesmo uma foto nas redes sociais com a camiseta ou o boné da sua marca pode fazer a diferença.

Valorize seus talentos

Todos gostam de ter o seu trabalho reconhecido, não é mesmo? Arriscamos dizer que esse é o item mais buscado pelos profissionais. Essa valorização pode ser feita das seguintes maneiras: 

  • Feedbacks
  • Cursos de aperfeiçoamento ou requalificação; 
  • Progressão salarial e profissional; 
  • Bonificações ou premiações por metas atingidas e desempenho;
  • Se dispor a ouvir as sugestões e opiniões dos colaboradores.

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Até o próximo artigo! 💙

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