Competitividade: até onde ela pode motivar os colaboradores?

Competitividade: até onde ela pode motivar os colaboradores?

Competitividade: até onde ela pode motivar os colaboradores?

Quando você pensa em competitividade no trabalho, o que vem à sua mente? Pode ser que você pense em um clima organizacional pesado e com intrigas entre funcionários. Mas também pode ser que você tenha logo pensado em motivação e maior produtividade.

Seja qual for seu pensamento, ambos fazem sentido. Já que a competitividade é um fator que precisa ser dosado muito bem nas empresas.

Na medida certa e aplicada corretamente, ela pode ser um grande motivador. Por outro lado, se não for bem aplicada, e vier com excessos, a competição entre funcionários pode acabar com a boa relação entre os colaboradores.

Quer saber como inserir uma competitividade na empresa de forma saudável e na medida certa? Continue lendo esse texto!

Quais são as vatangens da competitividade na empresa?

Antes de saber como inserir a competitividade na empresa, você precisa entender quais são as vantagens que ela pode trazer se for bem aplicada.

Separamos uma breve lista com alguns fatores que podem ter mais qualidade quando relacionados com uma competição saudável entre os profissionais:

onboarding

Motivação

É natural do ser humano querer ser sempre o melhor no que faz. Portanto, quando está em um ambiente com uma pitada de competitividade, o colaborador tende a se esforçar mais para alcançar determinado objetivo, já que tem uma motivação a mais.

Mesmo que esse ar motivador já venha naturalmente quando há competição, é uma boa ideia sugerir ao gestor ou líder do time que ele ofereça alguma espécie de premiação para o colaborador que se sair melhor na tarefa designada.

Produtividade

Se os profissionais ficam mais motivados a fazer o melhor trabalho possível quando existe a competitividade no ambiente de trabalho, consequentemente a produtividade aumenta.

Esse resultado pode ser visto tanto em atividades que exigem quantidade, como em vendas por exemplo, quanto em atividades que exigem qualidade, como a criação de uma nova solução na empresa.

Criatividade

Por fim, é claro que não podemos deixar de falar da criatividade. Isso porque os profissionais que querem mostrar o quanto são melhores, sempre irão buscar maneiras criativas de aumentar seu desempenho.

Ou seja, quando existe a competitividade, os colaboradores tendem a sair da zona de conforto e encontrar novos caminhos que não haviam sido explorados antes para alcançar seus objetivos.

Além de trabalharem a criatividade, esses profissionais tendem a evoluir suas habilidades e a adquirir novos conhecimentos.

Como inserir a competitividade de forma saudável?

Como mencionamos anteriormente, a competitividade pode sim trazer todas essas vantagens, mas somente se aplicada na medida certa e de forma saudável.

Caso contrário, o estrago no clima organizacional da empresa pode ser grande. Você não quer que os colaboradores se tornem individualistas e não saibam trabalhar em equipe, certo?

Então, para evitar esse tipo de problema é só se atentar às dicas a seguir!

  1. Na hora do recrutamento e seleção, tenha certeza de que você está contratando o profissional certo e com um perfil adequado aos valores da empresa.
  2. A competitividade sem igualdade nunca será saudável. Portanto promova entre os profissionais um senso de igualdade para que ninguém se sinta prejudicado.
  3. Caso haja algum conflito entre os colaboradores, tente entender o motivo para mediar e resolver o problema. Intrigas desnecessárias precisam ser eliminadas.
  4. Por último, nunca se esqueça de fornecer feedbacks para os funcionários. Dessa forma, quem não se saiu tão bem terá a chance de se superar depois.

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: