Mais do que e-mails divertidos, a comunicação interna traz produtividade para a empresa. Afinal, você sabe o preço de um colaborador desinformado?
Por não saber das estratégias da empresa, das novidades dos produtos internos, enfim, ele pode tomar uma atitude incorreta, além de desmotivá-lo aos poucos até ocorrer o turnover.
O público interno de uma empresa, no caso os colaboradores, precisa estar alinhado às questões da organização para tomar as melhores decisões. Além disso, ninguém gosta de trabalhar em um local onde não se fala nada sobre a situação da empresa, do produto… Nos sentimos abandonados e sem propósito.
Comunicação interna ajuda – e muito – a resolver tudo isso, pois é um conjunto de ações que visa transmitir informações dentro de uma empresa por meio de canais internos.
Então fique com a gente neste artigo, que vamos falar de mais vantagens sobre essa ferramenta, além de te mostrar como começar a ter uma comunicação interna mais eficiente em sua empresa de uma forma simples.
Quais as vantagens da comunicação interna?
Time mais alinhado é um time mais produtivo
Um barco não vai para frente se cada um remar em sentidos opostos, certo? A comunicação interna deve servir também como um norte para os colaboradores. Desta forma, todos da organização sabem para onde estamos indo, como estamos chegando lá e o que precisa ser feito para alcançarmos nossos objetivos.
Aumento da sensação de segurança dos colaboradores
Como já falamos, ninguém gosta de trabalhar em um local onde não há transparência. Ao compartilhar as visões e planos da empresa, os colaboradores entendem os motivos pelos quais as ações são tomadas, aumentando a segurança nas decisões da empresa.
Diminuição nas conversas paralelas
A consequência de uma comunicação interna de transparência é a diminuição nas fake news dentro das organizações, pois as informações circulam de forma clara, através de canais oficiais. Desta forma, damos menos brecha para achismos e distorções de fatos.
Engajamento dos colaboradores
É claro que a comunicação interna deve ser usada também para engajar o time, não é mesmo? Imagine um jornal interno com um espaço para divulgar talentos paralelos dos colaboradores, ou pedir depoimentos sobre algo incrível que rolou na vida deles naquela semana.
Alinhamento estratégico é bom, mas a aproximação das pessoas não pode ser deixada de lado!
Como começar de forma simples
Desenhe a sua persona
Você não fala com uma criança da mesma forma que fala com um adolescente, certo? Por isso é preciso achar a sua persona (ou as suas personas), que serão a representação do seu público interno para saber como você deve se comunicar com ele.
Ah, chama o pessoal de marketing pra conversar! Eles são craques em montar personas e podem te ajudar. Mas basicamente, entenda a idade, o que gostam de fazer, se são mais formais ou informais, quais meios de comunicação mais usam e outras informações que você julgar importante para saber como se comunicar.
Converse com os times para encontrar falhas
A comunicação interna vem para trazer soluções! Então, que tal começar seu projeto conversando com os times e entendendo onde estão os problemas?
Será que os times não estão alinhados? Como podemos fazer este alinhamento? O que os colaboradores gostariam de saber sobre a empresa?
Identifique questões que a comunicação interna possa resolver para que ela seja uma parte estratégica da sua empresa.
Utilize de ferramentas gratuitas
Crie um grupo no WhatsApp, faça um canal no Telegram ou um grupo de e-mail. A ferramenta é importante, pois deve ser uma que todos os colaboradores tenham acesso, mas não precisa ser paga para funcionar.
Mailchimp, por exeplo, é uma plataforma de envio de e-mails gratuita para até 2.000 contatos. Você pode customizar seu e-mail de comunicação interna lá e deixar tudo ainda mais profissional.
Ah, o Canva também é excelente para quem quer criar artes bonitas para a comunicação, mas não tem conhecimento de Photoshop.
Faça co-criação de conteúdos
Comunicação interna é feita para os colaboradores, então faz todo o sentido você chamar eles para ajudar na criação de pautas, conteúdos e trazer ideias. Assim você tem opiniões de quem consome o que está sendo produzido, logo o feedback é direto e as melhoras são rápidas e eficientes!
Estabeleça uma periodicidade
A periodicidade da sua comunicação interna vai depender do quanto de novidades que a sua empresa traz. Talvez precise ser toda semana, duas vezes por semana até! Ou uma vez ao mês é o suficiente.
Entretanto, defina uma prioridade para que se crie uma rotina entre os colaboradores e que o costume de checar o que foi dito na comunicação interna comece a ganhar força em sua organização.
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Até o próximo artigo! 💙