Contratar a pessoa certa saiba como e acerte de primeira.

Contratar a pessoa certa: saiba como e acerte de primeira.

Construir uma equipe qualificada onde os colaboradores trabalham de maneira eficiente em conjunto e trazem resultados para a empresa é o sonho de todo Rh e gestor(a), não é mesmo? Mas você sabe como contratar a pessoa certa?

Nós entendemos que esse momento requer cautela e paciência, e o recrutador deve estar preparado para fazer as entrevistas com as informações da vaga e empresa na ponta da língua. Por isso, reunimos algumas dicas para você não errar na hora de fazer a admissão do novo funcionário.  Se ficou interessado nas dicas, continue a leitura deste artigo!

Como fazer uma contratação eficiente 

Primeiramente, você precisa estar ciente das condições da sua empresa, se a fase pede sangue novo na equipe, então é hora de contratar! Portanto, se liga nas dicas a seguir.  

1 – Defina os detalhes da vaga e avalie o currículo profissional

É importante que você saiba todos os detalhes da vaga e que os deixe explicados da maneira mais clara possível ao divulgá-la. Vale a pena conversar com o gestor da área que esse novo funcionário irá atuar e entender quais skills são necessárias para preencher a vaga, as funções que serão assumidas e o perfil da equipe. Certamente, sem esses detalhes ficará impossível contratar a pessoa certa. 

2- Filtrar e analisar o perfil escolhido 

Logo após abrir a vaga para o público, começarão a chegar currículos dos interessados. É importante que você faça um filtro dessas candidaturas e estude os perfis dos possíveis colaboradores. Antes de dar início às entrevistas, tenha a certeza que os candidatos cumprem com os requisitos da vaga. Por exemplo: você pode fazer uma rápida entrevista por telefone para confirmar se o profissional é uma boa opção. 

3- Esteja preparado para a entrevista 

Que tal ir além e deixar um pouco de lado as perguntas óbvias? Estude o currículo do profissional, saiba suas experiências e, na hora da entrevista, faça perguntas que irão contribuir com a conversa. É o momento perfeito para você saber mais sobre o candidato, indo além do perfil profissional e sabendo mais do comportamental. Isso evita que o recrutado fique preso a apenas afirmar informações já existentes no currículo. 

4- Defina a melhor forma para realizar a entrevista

Nós já citamos aqui no blog sobre os formatos de entrevistas que você, profissional do Rh, pode realizar com os seus candidatos. Ou seja, têm a entrevista estruturada, a semiestruturada e a não estruturadaEsses formatos guiarão a conversa de maneira mais objetiva e te auxiliarão a encontrar o candidato perfeito. 

5- Vantagem para ambos os lados 

Além de ser importante avaliar o candidato, você deve estar ciente quanto ao interesse do mesmo em fazer parte da empresa. Durante a entrevista, apresente todas as condições da vaga, salário e alinhe os objetivos do contratado com a organização, pois além de contratar a pessoa certa, você terá a certeza que esse talento será retido na empresa

Em conclusão, essa é uma fase importante para a empresa. Contratar a pessoa certa trará benefícios para o negócio, equipe e evita que você tenha retrabalho ao ter que ir em busca, novamente, de outro funcionário. Por isso, se atente as dicas e fique de olho em nosso blog. 

Por hoje é só, mas se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre admissão digital e tendências de RH,  assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!

Até o próximo artigo! 💙  

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: