CPF digital: O que é e como funciona?

CPF digital: O que é e como funciona?

CPF digital: O que é e como funciona?

CPF digital: O que é e como funciona?

O CPF digital é uma versão mais prática do CPF impresso. O documento digital veio para revolucionar a forma como utilizamos o nosso documento de identificação. Essa versão atualizada e digitalizada do CPF traz uma série de benefícios e torna a rotina muito mais prática e ágil. 
 

O documento digital pode ser emitido pelo site da Receita Federal.  
 

Você lembra daquele CPF de plástico, no formato de cartão azul? Desde 2011 ele não é mais emitido. Portanto, o CPF digital e o CPF impresso são as únicas formas de ter esse documento que é tão importante para o seu dia a dia e principais atividades. 

 

Continue a sua leitura para conhecer mais sobre o CPF digital e tirar todas as suas dúvidas sobre o documento!

O que é o CPF digital? 

O CPF digital é a versão eletrônica do documento físico. Ou seja, é o seu CPF impresso na tela do seu celular. 
 

Ele traz várias vantagens que simplificam a vida de todos e ainda oferece mais agilidade e praticidade em diferentes situações.   

 

O CPF Digital é reconhecido legalmente e pode ser utilizado em serviços e transações online.

CPF digital: O que é e como funciona?

CPF digital x CPF impresso?

Tanto o CPF digital quanto o CPF impresso têm a mesma função e não possuem diferença quando o assunto é relevância. 

 

Os dois possuem a mesma utilidade, a única diferença é a forma como ele é emitido e a facilidade e praticidade de cada um deles. Por isso, sugerimos que você tenha os dois, pois essa é uma forma de evitar problemas em situações urgentes.  

Como emitir a primeira via do CPF online? 

Como vimos, o cartão físico de CPF não é mais emitido pela Receita Federal, já que o número do CPF está disponível em outros documentos, como a carteira de identidade e de motorista. O serviço online da Receita faz a emissão de um comprovante de inscrição que poderá ser impresso e reimpresso sempre que necessário. 
 
O processo é feito de maneira simples, tanto pelo celular quanto pelo computador, usando um navegador. Siga os passos: 

  1. Entre na página de inscrição do site da Receita Federal e acesse o link correspondente ao seu caso: cidadão brasileiro residente no país, cidadão brasileiro residente no exterior ou cidadão estrangeiro.
  2. Preencha as informações exigidas: Digite os dados e, em seguida, clique em “Enviar”. 

Caso o preenchimento resulte na emissão de um protocolo, você precisa apresentar os documentos em uma unidade da Receita Federal no Brasil ou no exterior, com horário agendado. Os documentos precisam ser originais ou cópias autenticadas. Em seguida, você pode acompanhar o processo no site da Receita. 

Sistema de inscrição de CPF da Receita Federal com problema? 

Se o sistema online para emitir o CPF não estiver funcionando normalmente, dirija-se até uma unidade da rede conveniada: 

  • Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais; 
  • Banco do Brasil; 
  • Caixa Econômica Federal; 
  • Correios. 

Nessas situações, há uma cobrança de R$7. 

Documentos necessários para emitir CPF Digital

Para te ajudar a emitir o seu CPF digital, trouxemos uma lista dos casos e documentos exigidos em cada situação. Fique atento e confira: 

 

  • Todos os casos: Documento de identificação oficial que tenha foto do interessado. 

Atenção: se o documento de identificação não tiver naturalidade, filiação ou data de nascimento, levar também Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento. 

 

  • Idade entre 18 e 70 anos: Levar também: título de eleitor ou documento que comprove o alistamento eleitoral. 
  • Idade de 16 ou 17 anos: Levar também: documento (com foto) de identificação oficial do pai ou da mãe, se um dos pais estiver fazendo o pedido. 
  • Idade abaixo de 16 anos: Levar também: documento de identificação oficial que tenha foto do solicitante (um dos pais, tutor ou responsável pela guarda); e documento que comprove tutela ou responsabilidade pela guarda, conforme o caso. 
  • Demais casos de representação legal: Levar também: documento de identificação oficial que tenha foto do solicitante; e documentos para comprovar representação legal, conforme o caso: procuração, tutela, termo de curatela, termo de inventariante etc. 
  • Representante de pessoa falecida: Levar também: certidão de óbito. 
CPF digital: O que é e como funciona?

Como ter acesso ao CPF digital? 

Pronto para ter acesso ao seu CPF digital? Basta ir até a loja de aplicativos do seu celular, buscar o app por CPF Digital, CPF Digital RFB ou e-CPF e fazer o download. Ele está disponível nas versões Android e iOS. 

 

Depois disso, abra o aplicativo para inserir o seu CPF com a data de nascimento e aceite todos os termos de uso.

Como tirar a segunda via do CPF online? 

Existem três formas de se obter a 2ª via do seu CPF. Confira os detalhes das maneiras e siga os passos:

Aplicativo CPF Digital

A Receita Federal oferece um aplicativo gratuito, disponível para Android e iPhone, que fornece uma cópia do documento. 

 

1. Baixe o app: Vá até a loja de aplicativos, busque por “Pessoa Física“ e faça o download; 

 

2. Insira suas informações: Abra o app e insira o número do seu CPF, data de nascimento e clique em “Próximo“; 

 

3. Faça a prova de vida: O aplicativo pedirá para que pisque e sorria, até a Inteligência Artificial identificar a presença do usuário; o próximo passo é o envio de uma selfie. 
 

Após validação você terá o CPF disponível no seu aparelho celular. Se você tiver CNH, o documento também será exibido. 

Imprimir comprovante de CPF online pela Receita Federal

Esses passos são úteis caso você não tenha apresentado a Declaração de Imposto de Renda nos últimos dois anos. Nesta situação, você precisa do seu número de CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e número do título de eleitor. 

 

1. Entre na página de Impressão do Comprovante de Inscrição no CPF: Acesse o link para ir para a página oficial. A página é mais bem visualizada no computador, mas também é possível acessar no celular. 

 

2. Envie os dados solicitados: Informe as informações pedidas e, em seguida, clique em “Enviar”. 

Portal e-CAC 

Caso você tenha declarado o imposto de renda em pelo menos um dos dois últimos exercícios, essa opção é para você. 

 

1. Acesse a página do e-CAC: Abra no navegador, ou no seu celular, a página oficial de Atendimento Virtual (e-CAC) 

 

2. Insira os dados de login: Informe o CPF, código de acesso e senha; depois, clique em “Avançar”. Se preferir, acesse diretamente com os seus dados do Gov.br. 

Emita o CPF digital e monitore a situação do seu nome

O CPF Digital é uma evolução importante no processo de identificação dos brasileiros. Ele veio para simplificar os processos e garantir melhor acesso aos documentos.  

 

Graças a ele, garantimos mais praticidade e segurança. Além disso, é possível se prevenir em situações de emergência, caso precise do seu documento físico e não esteja com ele em mãos.   
 

Emita o seu CPF Digital de forma gratuita nos portais do Governo e aproveite os benefícios que essa versão eletrônica oferece. Caso você já tenha o seu CPF digital e queira ir além, você pode monitorar seu CPF. 
 

Ficou com alguma dúvida sobre o CPF Digital? Entre em contato com a gente pelas nossas redes sociais. Nós estamos prontos para esclarecer todas as suas questões!   

 

Você também pode seguir os nossos perfis e assinar nossa Newsletter. Enviamos dicas incríveis e informações úteis para o seu dia a dia. Até o próximo artigo!

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: