CTPS Digital: o que é e quais as suas vantagens

CTPS Digital: o que é e quais as suas vantagens

CTPS Digital: o que é e quais as suas vantagens

A Carteira de Trabalho e Previdência Social, também conhecida por CTPS, é um documento de extrema importância para o trabalhador brasileiro. Descubra o que é a CTPS Digital e quais as suas vantagens. Durante muito tempo foi considerada como um registro importantíssimo da carreira de uma pessoa. Porém, com o crescimento dos trabalhos informais, esse valor está sendo cada vez mais atrelado ao currículo.  Entretanto, a CTPS ainda é o documento oficial para registros a respeito das contratações CLT, armazenando informações sobre as empresas trabalhadas, as regras da jornada de trabalho, promoções, férias, entre outras informações. A atualização deste documento é de fundamental importância, principalmente para o funcionário conseguir acesso aos seus direitos, como seguro desemprego, FGTS, etc. Para facilitar ainda mais o preenchimento deste documento e o controle das informações contidas nele, foi então criada a CTPS Digital, que vamos discutir neste artigo.

O que é a CTPS Digital?

A CTPS Digital é a versão moderna da carteira de trabalho física, e foi lançada em setembro de 2019 pelo Ministério da Economia. Na realidade, o aplicativo da CTPS existe desde 2017, porém ele não substituía legalmente o documento físico. A partir de 2019, a CTPS digital é a carteira de trabalho oficial do Brasil.  Para quem tem a carteira de trabalho física, o site do governo aconselha manter o documento guardado. Entretanto, os novos contratos de trabalho ou anotações (como cargos, salários e férias), serão feitos pela Carteira de Trabalho Digital.

Vantagens da CTPS Digital

Além de facilitar o preenchimento dos dados do colaborador pelo RH, a vantagem da carteira também facilita o acesso à informação de Qualificação Civil e de Contrato de Trabalhos. Tudo isso pois a CTPS Digital é integrada com vários bancos de dados do governo federal. Com isso, o trabalhador acompanha quase que em tempo real as atualizações em sua carteira e tem mais agilidade nas solicitações trabalhistas, pois a Carteira de Trabalho Digital é integrada com as demais bases de dados do governo. Com o crescimento do trabalho remoto, a CTPS Digital têm possibilitado a contratação de colaboradores de forma remota, pois agora é possível assinar a carteira de trabalho de forma não-presencial.

Quem pode usar essa inovação?

Todos os trabalhadores têm direito ao acesso à CTPS Digital, sem exceções! Basta fazer o download da versão digital do documento nas lojas de aplicativo nos celulares: CTPS Digital (IOS) ou CTPS Digital (Android). 

Como acessar a Carteira de Trabalho Digital?

Após fazer o download do aplicativo, basta seguir as informações que constam no app. Se você já tiver uma acesso no sistema acesso.gov.br, basta inserir seu login e senha cadastrados. Caso não tenha, é necessário fazer um cadastro no site do governo O Portal do Ministério do Trabalho possui uma ferramenta interessante com dúvidas frequentes e suas respostas oficiais. Caso tenha ficado alguma dúvida sobre a CTPS Digital, vale a pena dar uma olhada lá! Por hoje é só, mas se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre admissão digital e tendências de RH,  assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH! Até o próximo artigo! 💙

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: