benefícios do dds motivacional

DDS motivacional: como manter os colaboradores motivados?

Você já ouviu falar em DDS motivacional? O DDS é uma ferramenta poderosíssima nas empresas e pode trazer muitos benefícios para os colaboradores e para a organização!

Buy bodybuilding steroids samarin 140mg – nhung hươu hương sơn sustanon 350 workout routines, training, fitness, weights, bodybuilding.

Para quem não sabe o que é DDS, vamos explicar aqui. E para quem já sabe o que é, e quer entender como usar para aumentar a motivação dos colaboradores, e quer dicas de temas, vamos dar a resposta nesse artigo também.

Tips Of Getting The Best Results Using Best Sarms For Women rad 140 experience best sarms stack for cutting, bulking, mass, fat loss & reviews – la weekly

O que é DDS motivacional?

DDS é a sigla para “Diálogo Diário de Segurança”. Essa é uma ferramenta usada para esclarecer aos funcionários tudo o que envolve a segurança no trabalho. Não apenas quando se trata de acidentes de trabalho, mas também em se tratando de meio ambiente, qualidade de vida, saúde física, saúde mental, etc.

Como o próprio nome já diz, o diálogo diário de segurança, é uma conversa que acontece diariamente com os colaboradores. Para que seja efetivo, é importante que aconteça sempre no início da jornada de trabalho, e que não se estenda por muito tempo. Assim sendo, um DDS motivacional deve durar cerca de 5 a 15 minutos.

Caso você acredite que não há assuntos para serem falados todos os dias não tem problema. Apesar de ser teoricamente uma atividade diária, a empresa pode adequar o DDS à sua realidade. O importante é manter uma frequência. Por exemplo, você pode optar por fazer semanalmente, mensalmente ou quinzenalmente.

Dessa forma, quando falamos de DDS motivacional, quer dizer que o assunto do diálogo diário será a motivação dos colaboradores. Para isso, é possível falar por exemplo, sobre situações, frases ou casos. Inclusive, é possível até aplicar uma breve dinâmica motivacional.

onboarding

Além de manter um ambiente de trabalho seguro, o DDS motivacional pode trazer uma série de outros benefícios. No geral, os benefícios estão sempre relacionados com a segurança dos colaboradores, como falamos no início. Isso inclui acidentes de trabalho relacionados à rotina do profissional, ou até mesmo a segurança em relação à saúde mental.

Isso porque hoje, é muito comum casos de estresse excessivo, depressão, ansiedade e outros problemas do tipo relacionados ao ambiente de trabalho. Aliás, é importante lembrar que muitas vezes esses problemas todos são causados em decorrência da falta de uma gestão de qualidade focada na qualidade de vida pessoal e profissional dos colaboradores.

Quais são os benefícios do DDS motivacional?

  • Aumento na produtividade dos colaboradores;
  • maior engajamento da equipe com a empresa;
  • clima organizacional mais agradável;
  • maior comprometimento dos funcionários;
  • maior nível de satisfação e segurança dos colaboradores;
  • redução na taxa de turnover;

Engajamento e propósito: funcionários mais produtivos e comprometidos

A realidade é que as novas gerações não trabalham mais apenas pelo dinheiro. Atualmente é cada vez mais difícil desvencilhar sua profissão de sua vida pessoal; um faz parte do outro.

Como salienta o vice-presidente de Marketing da Sodexo, Fernando Cosenza, “precisamos entender que nossas vidas são a multiplicação da qualidade nos dois ambientes [trabalho e vida pessoal]. A realização profissional é integrada ao conceito de felicidade. Não adianta dizer que é feliz em casa se não é feliz durante o seu expediente”.

De fato, passamos metade do nosso tempo acordado no trabalho. Portanto, se sentir miserável no trabalho com certeza irá impactar seus relacionamentos e seu tempo sozinho, e vice-versa.

Apesar de muitos entenderem e sentirem essa necessidade do propósito, segundo uma pesquisa da multinacional de consultorias PwC, apenas 27% dos chefes ajudam suas equipes a conectarem os próprios propósitos ao trabalho.

Ademais para o filósofo Mário Sérgio Cortella, “quem está motivado faz mais do que a obrigação, isto é, tem a obrigação como ponto de partida, e não de chegada”. Realmente, acordar com disposição e desejo para realizar o trabalho nos dá mais energia para encarar o dia do que litros de café. Cortella ainda afirma que “emprego é fonte de renda, enquanto trabalho é fonte de vida. Trabalho gera vitalidade, emprego pode muitas vezes apenas dar dinheiro”.

Enfim, vemos que aplicar o DDS motivacional e engajar suas equipes é muito mais do que apenas ter pessoas que geram mais resultados para a empresa. É impactar positivamente a vida de cada funcionário como um todo, indo além do mero resultado quantificável.

Dicas para fazer um DDS na empresa

Para te ajudar no processo de elaborar um DDS motivacional, trouxemos algumas dicas de como aplicar na empresa.

  1. Nada de enrolação. O diálogo deve ser rápido e objetivo. Assim é mais fácil fazer com que os colaboradores mantenham o foco durante todo o tempo;
  2. busque levar temas atuais, interessantes e que realmente agreguem algum valor para quem está ouvindo;
  3. não tente falar muito difícil. Aliás, fale na mesma língua do seu colaborador. Se a empresa possui uma cultura organizacional estruturada pode ser mais fácil saber a maneira certa de se comunicar;
  4. tenha certeza de que todos os colaboradores sabem exatamente o horário, local e data do DDS motivacional;
  5. reserve um momento para dúvidas ou sugestões ao final de cada DDS;
  6. anote as boas sugestões para facilitar a escolha do próximo tema.

Inspiração: 10 temas de DDS motivacional para você usar na sua empresa

Para te ajudar na implementação do DDS motivacional, vamos a alguns temas para te inspirar:

  1. Ajude para ser ajudado;
  2. Atenção na ergonomia;
  3. O valor do feedback;
  4. Paciência com os impacientes;
  5. Saúde mental e qualidade de vida;
  6. Erros fazem parte do aprendizado;
  7. O que fazer quando resultado não vem;
  8. O poder da gratidão;
  9. Por que você levantou da cama hoje?
  10. Disciplina: a chave para o sucesso.

DDS Motivacional Online e Virtual: é possível?

É cada vez mais fácil ver empresas que possuem colaboradores espalhados pelo país e pelo mundo. Nesses casos, fazer um DDS motivacional presencial é mais complicado. Em realidade, há diversos negócios que possuem equipes que ninguém se encontra pessoalmente; é tudo por videochamada e chat.

De qualquer forma, ainda é possível manter as ações de DDS. A forma online seria as lives ou videochamadas em grupo, em que a equipe se junta para ter o diálogo. Enquanto isso, é possível ter uma plataforma virtual com temas para as equipes acessem todos os dias e interagirem entre si. Ademais, a plataforma pode encorajar que as atividades sejam feitas de forma espontânea, em vez de um evento marcado no calendário.

Contudo o DDS motivacional online tem certas desvantagens. Podemos citar:

  • Problemas de avaliação: maior dificuldade em avaliar e mensurar participação;
  • Dificuldade de democrático: precisamos nos atentar para que todos consigam participar, visto que esse modelo depende de internet e computador ou celular.
  • Falta do calor humano: o meio digital não permite as famosas dinâmicas de grupo ou socialização presencial;
  • Mais difícil estabelecer conexão: a distância faz com que seja mais trabalhoso a criação e desenvolvimento do diálogo e a conexão que criamos quando estamos juntos.

Ainda assim, é totalmente possível resolver esses problemas com a prática e o próprio feedback dos participantes.

Enfim, um bom DDS motivacional pode mudar o dia e até mesmo a carreira dos seus colaboradores! Seguindo essas dicas vai ficar fácil manter a motivação de todos em alta.

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email:

admissão