Depressão no trabalho: como evitar entre os profissionais?

Depressão no trabalho: como evitar entre os profissionais?

Além de envolver gestão financeira e de recursos, administrar uma empresa envolve também, fazer a gestão de pessoas. Parte dessa gestão de pessoas é manter o bem estar e a saúde mental dos colaboradores, evitando que venham a desenvolver doenças como a depressão no trabalho, por exemplo.

E como evitar que problemas assim aconteçam com os profissionais da empresa? Vamos responder a esta pergunta aqui neste post!

O que causa a depressão no trabalho?

Antes de falarmos sobre como evitar a depressão, importante esclarecer qual é a causa desta doença que afeta tantos profissionais, quando se trata do ambiente organizacional.

A depressão pode ter inúmeras causas diferentes, que vão desde episódios de grande estresse até os fatores biológicos ou fatores psicológicos.

Quando falamos de depressão no trabalho estamos nos referindo àquela cuja a causa está relacionada com fatores que acontecem no ambiente organizacional. Sendo assim, algumas das possíveis causas que podem estar relacionadas à enfermidade são:

  • O clima organizacional da empresa é desgastante;
  • Os colaboradores estão sob constante pressão;
  • Profissionais se sentem incapazes de realizar seu trabalho;
  • Os profissionais não se sentem valorizados;
  • A gestão da empresa não é eficaz;
  • Os colaboradores são muito sobrecarregados.

Enfim, a causa da depressão no trabalho está relacionada à uma má gestão de pessoas ou a uma cultura organizacional má elaborada.

Como evitar a depressão no trabalho entre os colaboradores?

Sabendo o que causa a depressão no trabalho, fica mais fácil entender como evitá-la. Afinal, para evitar o problema basta tratar as possíveis causas.

Para te ajudar a prevenir doenças como esta, elencamos dicas valiosas de como cuidar da saúde mental dos profissionais da empresa!

1. Valorize seus colaboradores

Como mencionamos, entre os fatores que levam um profissional a ter depressão no trabalho está a falta de valorização. Quando uma pessoa sente que não é necessária no local de trabalho, é muito provável que ela não tenha uma boa autoestima.

Ou seja, ela imagina que, como não recebe nenhum reconhecimento, seu trabalho não está sendo bom o suficiente. Portanto, valorize os profissionais da empresa e reconheça o bom trabalho que é executado por eles.

2. Invista em um clima organizacional saudável

O clima organizacional influencia diretamente no humor das pessoas. Isso quer dizer que um ambiente de trabalho com muitas intrigas, competitividade além do saudável e outros problemas que tenham a ver com o clima, pode acarretar na depressão no trabalho.

Portanto, busque melhorar a comunicação interna, estabelecer uma cultura organizacional adequada e investir para que o clima organizacional se mantenha o mais saudável possível.

3. Estabeleça uma jornada de trabalho adequada

A sobrecarga é um fato decisivo quando o assunto é depressão no trabalho. Para evitar que os colaboradores se sobrecarreguem, estabeleça um jornada de trabalho razoável e adote uma boa política de horas extras ou banco de horas.

Dessa forma, o estresse emocional causado por conta do excesso de trabalho é evitado.

4. Ofereça treinamentos para os funcionários

Os treinamentos são fundamentais para profissionais que buscam crescer e se desenvolver em suas carreiras. Por isso, oferecer treinamentos mantém os colaboradores dedicados e com um propósito a alcançar.

Inclusive estabelecer metas e um plano de carreira é uma das formas de manter os profissionais satisfeitos e menos propensos a ter doenças mentais.

A depressão no trabalho é um assunto sério e merece ser tratada com a devida atenção, afinal, manter a saúde mental dos colaboradores de uma empresa intacta é fundamental.

Outra doença mental que é muito conhecida por afetar trabalhadores é a Síndrome de Burnout. Quer saber mais sobre o assunto? Então confira o post abaixo!

https://blog.lugarh.com.br/sindrome-de-burnout-como-evitar-no-isolamento-social/

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: