dinâmica

Dinâmica entre colaboradores: dicas para fazer na empresa

Dinâmica entre colaboradores: dicas para fazer na empresa

Quando o assunto é motivar a equipe, aumentar o engajamento dos colaboradores e amplificar competências, a dinâmica no ambiente de trabalho é fundamental e muito bem-vinda!

Apesar de muitos acharem que fazer dinâmicas entre os colaboradores é uma perda de tempo, essas dinâmicas podem trazer grandes benefícios para o ambiente de trabalho se feita da maneira correta e focando num objetivo claro.

Se você trabalha com gestão de pessoas, precisa saber exatamente como planejar uma boa dinâmica e que seja realmente eficaz. Separamos algumas dicas incríveis para essa ótima ferramenta de gestão.

Dicas para fazer uma boa dinâmica

Antes de decidir fazer uma dinâmica entre os colaboradores, é preciso ter em mente alguns fatores para que tudo aconteça da melhor forma possível e para que a dinâmica realmente traga os resultados esperados.

A seguir, vamos apresentar algumas dicas para que isso aconteça:

onboarding

Planeje a dinâmica antes de aplicar

Como qualquer outra atividade no ambiente de trabalho, para fazer uma boa dinâmica é preciso ter um bom planejamento. Portanto, antes de começar a simplesmente aplicar dinâmicas entre os colaboradores, planeje o que irá ser feito.

No seu planejamento deve conter qual o tipo de dinâmica será feito, quanto tempo irá levar para fazer, quais serão os materiais necessários, se a dinâmica será em grupo ou individual e qual será o dia e a hora e local onde será executada.

Dessa maneira, as chances de algo dar errado ou de acontecer algum imprevisto no momento da dinâmica são bem menores.

Tenha objetivos claros

Não faça uma dinâmica só por fazer. Além de tirar o tempo que os colaboradores teriam para fazer algum trabalho importante, você provavelmente não conseguirá resultado algum. Ou seja, não acabaria bem para nenhum dos lados.

Para evitar esse tipo de situação, é fundamental ter objetivos claros na hora de executar as dinâmicas. Por exemplo, você pode ter o objetivo de aumentar a motivação dos colaboradores, analisar como anda o desenvolvimento do trabalho em equipe, passar alguma mensagem importante, etc.

Esclareça o motivo da dinâmica

Como você já definiu os objetivos da dinâmica, esclarecê-los para os participantes será fácil. Essa parte é fundamental para obter bons resultados, afinal ninguém gosta de fazer algo sem entender o real motivo.

Ao falar com os participantes sobre o real motivo de estarem fazendo aquilo, eles vão perceber que realmente existe um fundamento e que não estão ali a toa. Isso vai fazer com que a participação deles seja mais ativa e efetiva. Ou seja, eles vão se dedicar bem mais à dinâmica.

Além disso é importante que eles saibam o motivo para que depois fiquem curiosos pelo resultado e feedback, que é a parte que mais esperada por quem está aplicando a dinâmica também.

Nunca deixe os participantes constrangidos

Antes de aplicar qualquer dinâmica se assegure de que ninguém ficará constrangido ao participar dela. Caso isso aconteça, ao invés de trazer melhorias, você poderá colocar em risco o clima organizacional da empresa e o bem-estar do colaborador afetado.

Ofereça os feedbacks

Se a dinâmica tem um objetivo e se esse objetivo ficou claro para todos os participantes, nada mais justo do que compartilhar o feedback com eles.

Por exemplo, se o objetivo era analisar como cada pessoa se saía em relação ao trabalho em equipe, ao final da dinâmica e da análise, fale individualmente com cada um sobre como se saíram e se for o caso, como é que podem melhorar naquele ponto específico. Afinal, somente assim será possível trazer alguma mudança ou melhoria na equipe.

Ideias de dinâmicas no trabalho

Para finalizar, trouxemos 2 ideias de dinâmicas fáceis para fazer com os colaboradores:

Ilha do Tesouro

O Objetivo dessa dinâmica é incentivar o trabalho em equipe. Para fazer são necessários apenas alguns jornais e uma caixa de bombom. A quantidade de jornal varia de acordo com a quantidade de participantes.

Para começar coloque um jornal no chão, em um lado da sala, com uma caixa de bombom em cima. Essa, no caso, seria a Ilha do Tesouro. Depois, separe os participantes em duplas que deverão ficar lado a lado, cada uma em cima de um jornal estendido no chão (representando ilhas) e do lado contrário à caixa de bombom.

A ideia é fazer com que as duplas alcancem a caixa de bombom, podendo mover seus jornais, mas sem rasgá-los. E claro, ninguém pode pisar no chão, somente no jornal. Se mais de uma dupla chegar ao mesmo tempo, a caixa de bombom deverá ser compartilhada entre as duplas.

Na resolução da dinâmica, os participantes precisam entender que somente irão conseguir fazer isso se trabalharem em equipe. Sendo assim, para chegar até a Ilha do Tesouro, uma dupla deve convidar outra para se juntar ao seu jornal. Dessa maneira será possível pegar o jornal da dupla que se juntou e colocar a frente, e assim por diante até chegar ao tesouro.

Ou seja, essas duas duplas chegarão juntas à caixa de bombom graças ao bom trabalho em equipe.

Dinâmica das mãos dadas

Além de incentivar o trabalho em equipe, essa dinâmica estimula a liderança informal entre os colaboradores.

O único material necessário será uma cartolina. O primeiro passo é pedir para que todos os colaboradores fiquem de mãos dadas e formem um círculo enquanto observam bem as características das pessoas ao redor. Depois, peça para que todos desfaçam o círculo e andem por alguns segundos pelo ambiente.

Por fim, estenda a cartolina no chão e fale para que os participantes pisem na cartolina se espremendo para que todos caibam ali. O papel deles será lembrar quem estava ao seu lado e segurar as mãos da mesma maneira que antes, e só saírem da cartolina quando o círculo estiver completamente refeito.

Com certeza, durante a dinâmica algum líder precisará agir para que dê certo, e ao mesmo tempo, os participantes só conseguirão retornar ao círculo feito no começo caso trabalhem em equipe.

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: