Por que Employee Experience é importante

O que é Employee Experience e por que é tão importante?

O que é Employee Experience e por que é tão importante?

Apesar de não ser novo, o Employee Experience é um conceito que vem ganhando cada vez mais espaço no RH das organizações de todo o mundo.

A experiência do funcionário é uma estratégia de gestão de pessoas que visa garantir o bem-estar das equipes com objetivo de aumento na produtividade e manutenção de vantagens competitivas. Ou seja, o RH assume uma metodologia que foca no colaborador e promove ações que visam o crescimento e o bem-estar físico e psicológico dos profissionais.

Além disso, o conceito é uma forma do RH agregar valor ao negócio como um todo ao olhar com mais cuidado para a relação entre profissional e empresa.

Quer conhecer mais sobre a importância do Employee Experience? Continue lendo!

O que é Employee Experience?

O termo Employee Experience é derivado do Customer Experience, ou experiência do usuário, compartilhando dos mesmos princípios.

Nesse sentido, o customer experience é um conceito do desenvolvimento de produto que busca melhorar a experiência do cliente com a marca, os produtos e serviços da empresa, utilizando como a análise de dados e tecnologia.

Assim, a consequência de uma ótima experiência de usuário, os consumidores não apenas se tornam clientes fiéis, mas promovem a empresa para seus conhecidos.

Desse modo, o objetivo da experiência do funcionário é transformar o ambiente da empresa em um lugar que os colaboradores queiram trabalhar, em vez de  irem ao trabalho apenas por precisarem.

Isso significa que a mudança no tratamento para com o funcionário tem uma relação direta com o aumento de produtividade, por isso cada vez mais as empresas se preocupam com o Employee Experience.

Portanto, o RH quando buscando implementar essa estratégia terá 3 objetivos comuns:

Logo, entendemos que o Employee Experience foca na conexão das pessoas e no ambiente coletivo. Além de proporcionar entendimento nos setores da empresa, faz com que os profissionais sintam-se compreendidos e valorizados. Como já citado, a estratégia da ferramenta gera resultados e coloca a empresa à frente dos concorrentes, pois conquista mais clientes e mantém os funcionários talentosos. 

Qual a importância de se preocupar com a experiência do funcionário?

Os colaboradores são os responsáveis diretos pelo sucesso das empresas. Portanto, é por meio do capital humano que os objetivos da organização serão alcançados. Para isso, é essencial o uso de estratégias que visam garantir a retenção dos talentos por meio da melhora do ambiente de trabalho.

Ou seja, o clima organizacional é a peça-chave desse quebra-cabeça. Afinal, o ambiente de trabalho tem impacto direto na produtividade de cada pessoa. Imagine-se trabalhando em um escritório escuro, com equipamentos travando com alta pressão para entrega de resultados. Você acredita que conseguiria atingir as metas com consistência e qualidade? Por um tempo sim, mas com certeza logo que aparecesse uma oportunidade um pouco melhor não pensaria duas vezes.

Daí a razão do Employee Experience ser tão importante para uma estratégia de gestão de pessoas.

Contudo, é preciso tomar cuidado para não infantilizar o ambiente de trabalho e prejudicar o foco dos colaboradores.

Então, os pilares essenciais do Employee Experience:

  1. Escutar e conhecer os colaboradores;
  2. Sistema de métricas bem definidas para acompanhamento;
  3. Busca pelo equilíbrio entre as necessidades dos funcionários com as da empresa;
  4. Construção de um ambiente bem equipado e saudável, estimulando a produtividade.

Todos os itens acima fortificam a cultura organizacional, aumentam a acessibilidade dos colaboradores com os gestores ampliando o engajamento e tornando o clima da empresa mais agradável. Além de, diminuir a rotatividade e os erros dos profissionais. Ressaltamos que tudo isso contribui para uma melhora na comunicação interna e, consequentemente, no ambiente de trabalho.

Por fim, uma boa experiência do funcionário também envolve um processo de contratação mais rápido e focado no colaborador. Se busca otimizar as admissões e ganhar tempo no seu RH, conheça as funcionalidades da Lugarh

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Até o próximo artigo! 💙

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