ergonomia no trabalho

Ergonomia no trabalho remoto: 7 dicas essenciais

O home office está cada vez mais frequente por diversos motivos. Embora tenha se tornado algo muito comum, infelizmente, nem todos sabem como cuidar bem da ergonomia no trabalho.

Você sabe o que é ergonomia? E sabe qual é a importância e a influência que ela tem na sua saúde? Se não sabe leia esse texto e confira as 7 dicas que trouxemos sobre a ergonomia no trabalho!

O que é ergonomia no trabalho?

Podemos tratar a ergonomia no trabalho como a forma que o profissional executa seu trabalho. Ela é importante para que se fique atento às condições de trabalho, tratando da postura, movimentos corporais, equipamentos utilizados no trabalho e outros fatores físicos do ambiente organizacional.

Ao fazer uma análise ergonômica, é possível que surja a necessidade de intervir na forma a qual o trabalho está sendo executado para que os problemas sejam corrigidos e, consequentemente, ocorra um aumento na produtividade e eficiência do trabalhador.

Para se ter uma ideia da importância da ergonomia no trabalho, sendo ele remoto ou não, existem normas que estabelecem alguns pontos relacionados à ela dispostas na Norma Regulamentadora 17 (NR 17). Embora tenha normas que dizem respeito ao assunto, outros benefícios como a melhoria no clima organizacional e a redução de riscos de acidentes no trabalho, por exemplo, também revelam sua importância.

Ao negligenciar a ergonomia no trabalho, é possível que o profissional desenvolva uma série de problemas de saúde. Por exemplo, quem trabalha com movimentos repetitivos, tem uma grande tendência a desenvolver L.E.R. (Lesão por Esforço Repetitivo), tendinite ou até mesmo bursite.

Além de problemas físicos de saúde, como L.E.R., dores nas costas, dor de cabeça etc, os problemas emocionais como estresse em excesso e a ansiedade podem vir a afetar os profissionais que não dão a devida atenção que esse assunto merece.

7 Dicas de ergonomia no home office

Geralmente nas empresas, todas questões relacionadas à ergonomia no trabalho são pensadas para os colaboradores. Porém, quando o trabalho acontece em home office, os profissionais podem acabar negligenciando esse ponto e não dando o devido cuidado por falta de informação.

Portanto, caso você queira saber como se portar adequadamente na hora de trabalhar em casa, veja as dicas a seguir:

  1. Se certifique que você está na postura correta. Ou seja, se a cadeira permite que seus joelhos e quadris permaneçam num ângulo de 90º e que os pés estejam encostando no chão ou num apoio de pé. Além disso, a altura da mesa e a distância dos objetos de trabalho também deve estar confortável e ajustada à sua altura.
  2. Na hora de escolher a sua cadeira, além de prezar pela altura, verifique se ela permite que sua postura permaneça correta e se o material é confortável o suficiente para aguentar algumas horas de trabalho.
  3. Preze por trabalhar em ambientes bem iluminados e livres de ruídos. A iluminação tem a ver com a ergonomia no trabalho pois ela influencia no incômodo nos olhos. Já os ruídos, podem ser uma grande causa de estresse além de atrapalhar na concentração.
  4. Faça pequenas pausas no trabalho para alongar a coluna, os braços, as mãos, os dedos e as pernas. Se levantar para pegar uma água, por exemplo, já garante uma pequena caminha até a cozinha.
  5. Não exagere nos itens de decoração do seu escritório, pois eles podem te tirar a atenção e estimular seu cérebro mais do que o necessário.
  6. Mantenha seu pescoço e seus antebraços sempre apoiados, com os cotovelos próximos do tronco.
  7. Invista em acessórios como suporte para o notebook, teclado e mouse auxiliares. Eles ajudam a manter tudo na posição mais correta possível.

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