DDS motivacional: como manter os colaboradores motivados?

Funcionário do mês na empresa é uma boa estratégia de gestão?

Funcionário do mês na empresa é uma boa estratégia de gestão?

É natural de todo ser humano gostar de ter reconhecimento pelas coisas que faz, afinal, quem é que não gosta de se sentir valorizado? É justamente essa a intenção que a estratégia de “funcionário do mês” tem: causar a sensação de valorização entre os profissionais da empresa.

Se você tem dúvidas sobre a eficácia dessa ferramenta de gestão, está no lugar certo. Vamos explicar hoje quando e porquê usá-la nas empresas.

Quando usar o funcionário do mês?

Manter os colaboradores motivados e felizes no ambiente de trabalho faz parte de qualquer estratégia de gestão. E como o próprio nome já diz, tudo se trata de estratégias. Portanto, é preciso que exista planejamento e sentido em cada atitude que um gestor tem.

O “funcionário do mês” é uma dessas estratégias que pode ajudar a empresa quando se trata de produtividade por parte dos funcionários, já que ela visa motivar e incentivar os colaboradores a fazerem um bom trabalho. Mas você sabe quando ela deve ser usada?

Antes de mais nada, é preciso entender que existem duas maneiras de aplicar o Funcionário do Mês na organização. A primeira delas é indicando um profissional que teve melhor desempenho ou maior produtividade, e a outra forma, é indicar o colaborador que teve maior comprometimento com o trabalho.

Para saber quando usar cada um delas é simples: se você perceber que os funcionários estão desmotivados, com o desempenho baixo ou deixando de entregar resultados, a melhor opção seria usar o Funcionário do mês relacionado ao desempenho. Já no caso em que os colaboradores estão faltando, chegando atrasados ou descumprindo regras no trabalho, a outra opção é a melhor.

Por que usar essa estratégia?

Atribuir um funcionário do mês pode trazer diversos benefícios para a empresa, por isso pode ser interessante usar essa estratégia. Separamos algumas dessas vantagens para mostrar para você:

Em primeiro lugar, aderir à esta estratégia, vai aumentar a autoestima dos colaboradores. Isso quer dizer que eles se tornarão pessoas mais confiantes, o que pode refletir na forma de trabalhar. Além disso, outro benefício é a produtividade e a otimização do tempo.

O espírito de competitividade que a estratégia traz, é capaz de instigar os profissionais a produzirem e se dedicarem ainda mais ao trabalho para que, ao final do mês, sejam reconhecidos como os melhores funcionários.

Toda essa dedicação, traz consequências para o próprio colaborador, que buscará formas, tanto fora da organização, quanto dentro dela, de se sair melhor no trabalho. E é claro que a empresa também deve dar condições para que o colaborador cresça e se desenvolva. Ou seja, os funcionários se desenvolverão profissional e pessoalmente.

Por fim, os benefícios de adotar o Funcionário do Mês serão percebidos nos resultados e métricas da empresa. Já que os colaboradores se manterão cada vez mais produtivos, engajados e mais bem preparados para realizar o serviço em questão.

É importante lembrar que antes de aplicar qualquer estratégia de gestão, você deve analisar se ela faz sentido para a empresa que você trabalha. Além disso, nunca se esqueça de planejar bem cada ação para que os resultados sejam analisados de perto e sejam sempre melhorados com o passar do tempo.

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