Gamificação no RH faça uma gestão inteligente

Gamificação no RH: faça uma gestão inteligente

Gamificação no RH: faça uma gestão inteligente

Ter mais eficiência e produtividade é o sonho de todo profissional de RH, não é mesmo? Se você chegou a este artigo, com certeza está em busca de ferramentas para gamificação que ajudarão a potencializar os seus resultados. 

Por isso, selecionamos 8 ferramentas que transformarão a realidade da sua empresa. Continue a leitura do texto e confira!

O que é gamificação?

Primeiramente, entenda que o termo foi adaptado da expressão em inglês gamification, que qualifica o verbo game. Essa metodologia tem como finalidade ensinar, motivar e desertar o engajamento dos funcionários. 

Desenvolver novas formas de engajar os colaboradores em treinamentos ou atividades corporativas é sempre um desafio para o RH. Pois, as dinâmicas precisam prender a atenção dos funcionários, mantê-los interessados e, ao mesmo tempo, ensiná-los sobre como obter resultados concretos. 

É por esse motivo que a gamificação no RH está cada vez mais presente nas empresas, apresentando situações reais ou atividades lúdicas e trazendo benefícios e aprendizado para a corporação. 

Quais os benefícios das ferramentas de gamificação?

Como citado, a gamificação tem como principal função gerar interesse a partir do aprendizado dos funcionários e levar resultados para a empresa. Além disso, agregar valor a jornada de trabalho dos colaboradores. Por exemplo: 

  • Engajamento: em situações onde a atividade gera pontuações, troféus, rankings e prêmios o engajamento é maior entre os funcionários. Afinal de contas, é o momento que gera reconhecimento.
  • Motivação: a motivação do funcionário se torna maior quando a meta é mais desafiadora e convidativa. 
  • Retenção de conhecimento: quando o aprendizado é algo leve e divertido tende a ficar retido nos nossos cérebros. Sendo assim, há maior chance do colaborador não esquecer o que aprendeu. 
  • Feedback: a avaliação de um superior seja positiva ou negativa ajuda o funcionário a entender seus pontos a serem melhorados. 

Quais as melhores ferramentas de gamificação para RH?

Agora que você já entendeu a função da gamificação e seus benefícios, podemos apresentar algumas ferramentas de gamificação que você pode implantar no seu RH. 

1. Plataforma de treinamento

Treinar e engajar seus colaboradores é essencial. E esse investimento, além de ser benéfico para a empresa, faz com que os colaboradores se sintam mais confiantes para realizar as tarefas diárias, além de executarem suas atividades com mais eficiência e agilidade. 

Essa função pode ser realizada através de um software ou uma plataforma que você encontra facilmente na internet. O sistema é prático e permite que seja adicionado treinamentos específicos para o time. Além disso, o material fica disponível para a equipe 24h por dia e pode ser acessado a qualquer momento, servido até de tira-dúvidas. 

2. Coaching 

A metodologia coaching é uma ótima opção para o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus funcionários e vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas. Baseado em dados científicos, o coaching propões que seja feito o uso de ferramentas capazes de gerar resultados e que faça com que cada indivíduo atinja seus objetivos da melhor forma possível. 

Ou seja, o coaching tem como foco trazer benefícios a empresa e tornar seus colaboradores mais capacitados. Sendo assim, garante que haja mais e melhores resultados, tornando sua equipe mais produtiva e engajada. 

3. Plataforma de gestão de talentos 

Já existem diversas plataformas de gestão de taletos no mercado. Essa ferramenta auxilia o RH a identificar as competências e necessidades de cada profissional. 

Com a utilização dessa plataforma, é possível cruzar os dados dos colaboradores com os cargos em abertos na sua empresa e fazer recolocações mais assertivas, aproveitando ainda mais os talentos já existentes na sua corporação. 

4. Pesquisa de clima organizacional 

Ninguém gosta de trabalhar em um ambiente que o clima organizacional é ruim. Então, cabe ao RH fazer uma pesquisa para saber como está a motivação e o engajamento dos seus colaboradores. Essa ferramenta estratégica é uma ótima opção para uma atuação efetiva do RH. 

A pesquisa de clima organizacional, quando aplicada, consegue apresentar aspectos do ambiente de trabalho que impactam a produtividade dos funcionários, positiva ou negativamente. Com esses resultados, é possível realizar ações capazes de mudar o cenário e deixar o ambiente cada vez melhor. 

5. Dashboard

O dashboard apresenta de maneira visual todos os aspectos críticos do seu RH. De maneira interativa, ele mostra também mostra as metas e resultados do setor. Ou seja, ele organiza as informações e auxilia nas tomadas de decisões, pois apresenta de forma clara as falhas da empresa, permitindo a correção eficaz desses processos. 

6. Avaliação de desempenho 

É de extrema importância que o líder do setor ou responsável mensure os resultados individuais da sua equipe/colaborador. Afinal, são eles que geram os resultados da sua empresa. 

Essa ferramenta é uma análise quantitativa da produtividade e performance de cada colaborador. Os dados apresentados possibilitam o reconhecimento dos talentos, possíveis recolocações e necessidade de investimento em treinamentos. 

7. Gamificação 

Como já citamos, a gamificação está cada vez mais presente nas empresas. Seu intuito é inserir elementos e técnicas de jogos nos processos de aprendizado dos colaboradores. É criado um jogo considerando o perfil dos profissionais, levando em conta também episódios reais do cotidiano, de modo a mensurar competências, motivá-los a atingirem metas e ensinar determinados processos. 

A ferramenta serve tanto para criar a ideia das recompensas para o profissional que atingir as metas estipuladas pelo jogo, quanto para capacitar os colaboradores ou gerar adaptação aos novos funcionários da sua organização. Essa função também entra no processo de onboarding

Toda essa atividade aumenta o engajamento dos funcionários e melhora os resultados como um todo. Tornando o seu RH muito mais estratégicos. 

8. People Analytics 

Essa ferramenta usa diversos dados para prever comportamentos e identificar habilidades. É necessário o uso de programas de análise de dados para garantir os melhores resultados. Sendo assim, você terá mais assertividade ao tomar decisões e desenvolver estratégias de acordo com cada setor da sua empresa.

Como implementar a gamificação no RH?

Você já pôde perceber que implantar ferramentas de gamificação no seu RH trará inúmeros benefícios para sua empresa, porém, é sempre interessante saber quais são os objetivos do seu RH. 

Se a ideia é desenvolve habilidades e competências específicas dos colaboradores, motivá-los, engajar a equipe, qualificar o treinamento, reduzir o índice de absenteísmo ou promover um diferencial na hora da contratação de um novo colaborador a inovação poderá fazer parte do processo. Mas, lembre-se! Toda atividade precisa fazer sentido com a realidade da empresa e criar identificação com o colaborador.

Por isso, planeje as regras, o objetivo, os resultados e não esqueça da recompensa. 

Por hoje é só, mas se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre admissão digital e tendências de RH,  assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!

Até o próximo artigo! 💙 

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: