GED: o que é Gerenciamento Eletrônico de Documentos?

GED: o que é Gerenciamento Eletrônico de Documentos?

Transformação digital passou a ser necessidade para empresas que querem se destacar no mercado de trabalho. Neste artigo falaremos sobre o Gerenciamento Eletrônico de Documentos e como essa funcionalidade tende a otimizar os processos da sua empresa. 

Continue a leitura se quiser entender o conceito e como funciona o Gerenciamento Eletrônico de Documentos. 

O que é Gerenciamento Eletrônico de Documentos? (GED)

Primeiramente, entenda que o Gerenciamento Eletrônico de Documentos significa um conjunto de sistemas tecnológicos que permite capturar, indexar, processar, compartilhar e fazer backup de documentos e informações de uma empresa. O sistema permite o acesso desses dados de forma segura e ágil, de qualquer lugar. 

Ou seja, o GED concentra em um sistema todas as informações do seu negócio, seja os documentos impressos ou digitalizados e tem como maior vantagem a otimização do trabalho diário, aumentando assim a produtividade e eficiência do seu RH.

Qual a importância do Gerenciamento Eletrônicos de Documentos?

Digamos que para entender o seu negócio, você precisa aprender a fazer a gestão de documentos, pois, com dados reunidos e organizados, é possível orientar e executar com eficiência os processos, mensurar resultados e aplicar melhorias. 

Em outras palavras, o GED auxilia na tomada de decisões da gestão, pois mantém suas informações organizadas no mesmo lugar. 

Confira mais benefícios: 

  • Redução de gastos: 

O GED agiliza os seus trabalhos por meio da economia de tempo, custos com cópias e recursos humanos. Chega de ir atrás de processos, formas de pagamento de cada cliente, contratos e outros. Otimização é palavra de ordem para as empresas. 

  • Reduz espaços: 

Já falamos aqui no blog sobre como é vantajoso para as empresas armazenar documentos na nuvem. Além de economizar espaço, é uma alternativa para a redução de papéis e uma boa maneira de ajudar o meio ambiente. 

  • Segurança dos documentos:

Com o GED os documentos ficarão armazenados de forma online, longe do manuseio incorreto e danos causados pelo tempo. Além da segurança por manter os dados salvos online, é possível controlar as edições e pessoas com acesso às informações. 

  • Gestão eficiente: 

Outra vantagem é que com o Gerenciador de Documentos Eletrônicos é possível manter a transparência das informações para todos da empresa, já que os documentos ficam na rede. 

Além disso, é possível acompanhar os dados e métricas aplicadas sobre os processos. Outra vantagem é ter as informações dos clientes de forma muito mais rápida, basta procurar por palavras-chave que o sistema mostra os documentos relacionados à busca. 

Como funciona o GED?

Como citado, o GED é um conjunto de tecnologias que permite a gestão completa dos documentos. Esse sistema é composto por diversas ferramentas, como, por exemplo: 

  1. OCR: Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR), o sistema de GED consegue digitalizar os documentos e reconhece as palavras mesmo sendo arquivos em imagens. Por isso, a busca por palavras-chave facilita encontrar algum documento. Outra vantagem é poder recortar parte de um documento e utilizar em outro. 
  2. ICR e IHR: O Reconhecimento Inteligente de Letra de Fôrma (ICR) e o Reconhecimento de Letra Cursiva (IHR) diferem o caracteres de documentos escritos à mão. 
  3. DI: Processamento de Imagem para Documentos (DI), consegue identificar, armazenar e visualizar as imagens de um documento e transformá-lo em digital através de um mapa de bits. 
  4. RM: essa ferramenta permite o Gerenciamento de Registros ou Gerenciamento de Documentos, fazendo a gestão ao longo prazo dos documentos físicos e digitais. Sua função é controlar o ciclo de vida de cada um, desde a criação até a exclusão do documento.
  5. ERM: Com o Enterprise Report Management fica mais fácil fazer a formatação, indexação e compactação de relatórios, faturas e outros conteúdos. A ferramenta auxilia na liberação de espaço e facilita a busca por informações. 

O GED é um bom negócio?

Como mencionado ao longo do artigo, todas as funcionalidades unidas fazem do GED uma ótima opção para a gestão do seu negócio. Organizando, digitalizando dados e tornando processos muito mais práticos. Pois, a tecnologia permite o acesso aos documentos mesmo de forma offline, sem a necessidade de download. 

Implantar um software de gestão de Gerenciamento Eletrônico de Documentos é um grande diferencial para sua empresa, pois ele agrega valor às demandas do dia a dia tornando a qualidade dos serviços muito superior às feitas manualmente. 

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Até o próximo artigo! 💙

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