A gestão de Recursos Humanos é fundamental para que o setor consiga ser estratégico e atinja todos os objetivos alinhados com as metas da empresa.
Existem diversos fatores que merecem atenção na hora de gerir o RH. Quer saber se você tem feito uma boa gestão de RH e qual é a melhor maneira de fazer isso? Vamos explicar tudo aqui nesse post!
O que é gestão de Recursos Humanos?
A gestão de recursos humanos envolve todas as técnicas que são utilizadas pelas empresas para desenvolver os colaboradores e suas carreiras e, dessa forma, otimizar os resultados que são entregues por eles.
Existem diversas técnicas que podem ser aplicadas nesses casos, mas, em resumo, elas visam sempre o mesmo objetivo: potencializar os resultados da empresa.
Alguns exemplos de gestão de RH são:
- Fortificar a cultura da empresa;
- Criar um clima organizacional favorável;
- Investir na carreira e desenvolvimento profissional dos colaboradores;
- Otimizar os processos constantemente;
- Definir metas estretégicas;
- Desenvolver planos de ação para atingir as metas definidas.
Enfim, tudo o que pode ajudar o RH a desenvolver os profissionais da empresa e melhorar o desempenho das equipes, faz parte da gestão de Recursos Humanos.
Qual é a importância da gestão de RH nas empresas?
Para que uma empresa prospere ela precisa investir esforços em diversos âmbitos diferentes e a gestão de RH, com certeza é um deles.
Afinal de contas, o RH é o setor que lida diretamente com as pessoas, ou seja, lidam com o principal ativo da organização. Quando os colaboradores são valorizados e recebem todo o apoio necessário da empresa, eles se sentem motivados e, inclusive, se desenvolvem melhor.
O desenvolvimento profissional dos funcionários não é algo vantajoso somente para eles. Pelo contrário, além de trazer vantagens para os colaboradores, a empresa também sai ganhando (e muito).
Algumas das vantagens que fortificam a importância da gestão de Recursos Humanos são:
- Desenvolvimento de habilidades e competências entre os colaboradores;
- Melhor organização das rotinas e processos da empresa
- Melhoria nos processos organizacionais;
- Aperfeiçoamento dos resultados;
- Mais engajamento e produtividade por parte dos colaboradores;
- Mais tempo para o RH estratégico.
Como fazer uma boa gestão de Recursos Humanos?
A seguir, compilamos algumas dicas e boas práticas que o setor de RH deve manter para uma boa gestão de Recursos Humanos. Confira:
- Procure desburocratizar ao máximo o setor de RH investindo em tecnologias para processos;
- Invista em uma bom processo de recrutamento e seleção para admitir as pessoas certas e que tenham fit cultural com a empresa;
- Fortifique a cultura da empresa e mantenha o clima organizacional sempre saudável;
- Ofereça treinamento para os colaboradores se aperfeiçoarem constantemente;
- Delegue as funções com sabedoria;
- Mantenha uma rotina de feedbacks com os funcionários, podendo ser semanal, quinzenal ou mensalmente;
- Defina metas e objetivos a serem seguidos;
- Monte um planejamento para alcançar os objetivos e sempre o siga;
- Acompanhe e monitore os indicadores de RH.
Enfim, sempre se atente às rotinas do RH para a gestão de Recursos Humanos e busque por formas de melhorar o desempenho dos colaboradores da empresa!