GPS em atraso: saiba exatamente o que fazer

GPS em atraso: saiba exatamente o que fazer

GPS em atraso: saiba exatamente o que fazer

A GPS ou Guia da Previdência Social, é um documento utilizado para o recolhimento das contribuições do INSS de pessoas físicas ou jurídicas utilizado pelo contribuinte. Mas o que fazer quando existe uma GPS em atraso?

Se você não sabe a resposta continue lendo esse artigo!

Modalidades de recolhimento

Antes de falar sobre o que fazer quando nos casos de GPS em atraso e como gerar o boleto para recolhimento, vamos explicar sobre as modalidades de recolhimento da Guia da Previdência Social.

  1. Eletrônica
  2. Casas Lotéricas
  3. Internet

1. GPS Eletrônica:

Na GPS eletrônica pode ser feito o pagamento de uma ou mais guias geradas pelo Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (SEFIP) por débito em conta.

2. GPS Casas Lotéricas

Aqui a contribuição do GPS pode ser recolhida no horário de funcionamento das Casas Lotéricas e o valor é de no máximo R$1.000.

3. GPS Internet

Para pagar pela internet basta solicitar o acesso ao banco online na agência bancária. Depois disso o pagamento pode ser efetuado de onde você estiver, desde que haja conexão com a internet.

onboarding

O que fazer em casos de GPS em atraso?

Se você possui GPS em atraso, deverá se atentar primeiramente ao tipo de contribuinte que você se encaixa.

Caso seja empregado doméstico, você poderá fazer o cálculo normalmente em qualquer época do ano, já que essa categoria possui legislação própria.

Por outro lado, se for facultativo, é possível calcular pela internet se ainda possuir a qualidade de assegurado. Mas se já houver expirado o prazo de seis meses, será preciso comparecer a uma Agência da Previdência Social.

Já os contribuintes individuais podem fazer o cálculo da GPS em atraso pela internet se o valor for referente ao prazo de até 5 anos fiscais. Sendo assim, caso o período seja maior que 5 anos, o contribuinte deverá comparecer ao INSS a partir do dia 16 de cada mês.

Como fazer o cálculo pela internet

Para fazer o cálculo da GPS em atraso e emitir o boleto o passo a passo é o seguinte:

 

  1. Acesse o SAL

    O SAL é o Sistema de Acréscimos Legais. Para fazer o cálculo, o primeiro passo é acessar o site: http://sal.receita.fazenda.gov.br/PortalSalInternet

  2. Escolha um dos módulos

    Ao acessar o site, você vai observar que existem 3 módulos disponíveis. São eles Contribuintes Filiados antes de 29/11/1999, Contribuintes Filiados a partir de 29/11/1999 e Empresas e Equiparadas e Órgãos Públicos. Você deverá escolher em qual módulo se encaixa e acessá-lo.

  3. Insira seus dados

    Os dados solicitados são a categoria que você se encaixa (autônomo, contribuinte individual, doméstico, facultativo, segurado especial, empresa ou órgão público) e o número do NIT, PIS, PASEP, CNPJ ou CEI, conforme a sua categoria.

  4. Digite o código Captcha

    Para garantir que você não é um robô, insira o código Captcha mostrado na tela e clique em confirmar.

  5. Confirme os outros dados pedidos

    Em outra tela que abrirá, você deverá confirmar outros dados como início e fim da competência, classe, salário base.

  6. Selecione a GPS desejada

    Selecione as competências desejadas e e depois clique em “gerar GPS”. O boleto será gerado em seguida, e então, é só efetuar o pagamento da GPS em atraso.

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: